Sociologia da Educação no Brasil: do Debate Clássico ao Contemporâneo

SINOPSE

Sociologia da educação.

A relação entre a sociologia e a educação vive uma inversão constante de papéis que data do surgimento da sociologia clássica: enquanto área do conhecimento, a sociologia se constitui como um fruto da educação, ao mesmo tempo em que, enquanto ciência, tem a educação como objeto de investigação. Mas uma relação tão histórica não se exime de ser impactada pelas mudanças da contemporaneidade, assim como tudo aquilo que conhecemos.

Os tradicionais elementos teóricos para o estudo dos processos educativos e da prática da escola no contexto social, ofertados à educação pela sociologia, assumem novos contextos em função do processo de mudança no âmbito social e educacional, provocando assim um novo olhar sociológico sobre o universo educacional. Esta obra de Lindomar Wessler Boneti é dedicada a uma análise sobre essa complexa relação historicamente construída entre a sociologia e a educação.

“Em Sociologia da Educação no Brasil: do debate clássico ao contemporâneo, Lindomar Boneti desenvolve e explica essa trajetória histórica do campo disciplinar, desde o seu surgimento até o presente. Por esta razão, este livro torna-se indispensável para alunos e licenciados em pedagogia considerando que o olhar do pedagogo deve ser enquadrado a partir de um olhar sociológico. Com isso afirmo que os processos pedagógicos, sejam quais forem, são processos sociológicos que contêm em si um olhar histórico, político e cultural,  conforme desenvolvido neste texto.” (César Tello)

Lindomar Boneti é mestre, doutor, PhD e tem uma vida dedicada à docência e pesquisa em ciências sociais e sociologia. Neste livro, focado em analisar as características históricas do clássico debate entre a sociologia e a educação à luz de uma dinâmica de discussões novas sobre temáticas recentes ou novas interpretações teóricas, “parte do pressuposto de que, nos dias de hoje, ao mesmo tempo em que da dinâmica social oriunda das novas formas de produção e relações sociais e culturais nascem novas temáticas que ligam a sociologia à educação e vice-versa, tem-se também novos horizontes teóricos de interpretação da realidade de ambos os lados, da sociologia e da educação.” (Lindomar Boneti)

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 15 x 23 cm
Páginas: 128
Ano: 2018

E-book
Formato: epub
Páginas: 152
Ano: 2020

Referência
BONETI, L. W. Sociologia da educação no Brasil: do debate clássico
ao contemporâneo. Curitiba: PUCPRESS, 2020.

AUTOR

Lindomar Wessler Boneti
Possui Graduação em Ciências Sociais (licenciatura plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1982); Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987); Doutorado (PhD) em Sociologia pela Université Laval/Québec/Canadá (1995) e Pós-Doutorado no Departamento de Ciências da Educação da Université de Fribourg/Suiça (2008). Atualmente atua como Professor e Pesquisador do Curso de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR; Pesquisador associado da Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa, no Comitê de Pesquisa “Identidade, Desigualdades e Laços Sociais”, Professor visitante da Université Catholique de l´Oest – França, Professor convidado da Universidade Católica de Moçambique. Seus temas preferidos de estudos, pesquisas e docência, nos quais reúne experiências são: Teoria sociológica, Políticas Públicas, Direitos Humanos, Cidadania, Exclusão e Inclusão social

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SUMÁRIO

Introdução

Capítulo I – A Racionalidade Moderna: a epistemologia clássica da Sociologia

1.1 O método clássico da Sociologia

Capítulo II – A Racionalidade Moderna: a epistemologia clássica da Educação

2.1 A Educação na teoria sociológica clássica
2.1.1 Teorias funcionalistas da Educação

2.1.2 Funcionalismo e neoliberalismo na Educação

2.1.3 As teorias marxistas da Educação

2.1.4 A Sociologia compreensiva de Max Weber e a Educação

2.2 A Racionalidade Moderna: a epistemologia clássica das políticas educacionais

Capítulo III – O processo histórico da adesão do pensamento social
moderno nas políticas educacionais no Brasil

3.1 Período anterior à Revolução Burguesa no Brasil: Educação associada à ideia da
evolução social utilizando-se da cultura burguesa como parâmetro fim da ação educativa

3.2 A Revolução Burguesa no Brasil: enfoque educacional na preparação para a vida produtiva e instrumento de construção de um projeto de nação

Capítulo IV – A Crítica à Razão Moderna: os caminhos de um novo debate na Sociologia da Educação

4.1 Ciência, conhecimento científico e Educação como ideologia

4.2 A crítica da Teoria Crítica

4.3 Releituras dos fundamentos teóricos clássicos da Educação

4.3.1 Jürgen Habermas, a reconstrução da razão a partir do mundo vivido

4.3.2 Luis Althusser e a ideologia da instituição moderna

4.3.3 Pièrre Bourdieu e a rediscussão dos fundamentos teóricos da educação

4.4 A produção da alienação: Educação, trabalho e globalização na modernidade

4.4.1 Trabalho e a produção do conhecimento na modernidade

4.4.2 A crítica ao princípio moderno de gerência científica

Capítulo V – O novo debate: processos sociais e educativos na contemporaneidade e a revisão dos fundamentos teóricos clássicos das políticas educacionais e da ação da escola

5.1 A sociedade “não cadastrada” e Educação

5.2 O advento do sujeito e o resgate das individualidades:
desigualdades, diferenças e singularidades na escola

5.3 A autoridade, insurgência e a “indisciplina” na escola

5.4 Novos agentes definidores de políticas educacionais:
o setor produtivo versus a expressão do social

5.5 Pluralidade cultural, identidade sexual e educação

5.6 Cidadania: novos significados e contradições

5.7 O debate sobre a exclusão e a inclusão escolar

Considerações finais

Referências

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