
SINOPSE
Filosofia. O conceito de simplicidade prolonga-se na história ocidental. Está associado a valores como prudência, moderação, temperança, equilíbrio, serenidade. Permanece como uma espécie de utopia que mobiliza indivíduos, grupos e sociedades inteiras através dos tempos. Como ideal ético e político, ela fecundou as reflexões de muitos pensadores e foi requisitada como guia prático na busca de uma vida mais intensa e feliz. Se viver é a arte das interações, a simplicidade é um modo de existir. Faz parte da dietética dos cuidados, um regime filosófico cujo benefício é a beleza existencial, traduzida pelos dois conselhos gregos que amparam a argumentação desta obra: “nada em excesso” e “conhece-te a ti mesmo”. Dois lemas. Dois testemunhos. Duas admoestações. Para ontem e para hoje, fundam a filosofia do cotidiano, essa necessária atividade reflexiva ininterrupta que vê na simplicidade a virtude mais urgente. Valor intrínseco, é regime de zelo consigo mesmo. Arte de viver destinada ao bom uso dos prazeres e à satisfação adequada das necessidades vitais. Refletir sobre ela é pensar o ser humano que queremos ser. Nossa forma de relação com os objetos dispostos para nosso uso no mundo, com a natureza vinculada ao nosso cuidado e com as gerações futuras sob nossa responsabilidade. Ao elogiar a simplicidade, este livro não apenas recorda a importância teórica do conceito, mas quer ressignificá-lo.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 13 x 20 cm
Páginas: 228
Ano: 2016
Referência
OLIVEIRA, J. Elogio à simplicidade. Curitiba: PUCPRESS, 2016.
AUTOR
Jelson Oliveira
É doutor em filosofia pela UFSCar e professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR. É membro do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq, atual coordenador do GT Hans Jonas e membro do GT de Filosofia da tecnologia e da técnica da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Autor de vários artigos e livros, entre os quais Para uma ética da amizade em Friedrich Nietzsche (7Letras), Compreender Hans Jonas (Vozes) e a trilogia Sabedoria Prática (PUCPress). É coautor de Diálogo sobre o tempo e Diálogo sobre a alegria (Coleção Café com Ideias, da PUCPRess). Sua pesquisa enfatiza temas de Ética e Filosofia Contemporânea, Filosofia da Técnica e Ética Ambiental, atuando principalmente com autores como Nietzsche, Schopenhauer e Hans Jonas.
O presente livro é um dos resultados do projeto de pesquisa de pós-doutoramento na Universidade de Exeter, no Reino Unido, que contou com bolsa da CAPES (processo BEX 6115/15-2), à qual são expedidos os devidos agradecimentos.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Prefácio
Introdução: vida simples, um regime filosófico
Nada em excesso
Dieta socioeconômica da gula
Apologia a ostentação
A pobreza do excesso
Busca da felicidade
Eu e as coisas: o problema do design
Um princípio político
Liberdade de ser simples
Viver com o necessário
Comer bem
Roupas simples
Moradia adequada
Cidades habitadas, cidades proibidas
A economia da vida
Conhecer-te a ti mesmo
Cuidado de si
Amor-de-si
Tornar-se o que se é
Conhecer as próprias necessidades
Uma “razão mínima”
Mediania
Prudência
Permanecer nos limites da natureza
Tranquilidade da alma
Recolhimento
Amizade
Moderação
Referências
NOTÍCIAS
Hoje é comemorado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador científico, data criada para incentivar a atividade científica no país, e a PUCPRESS,
Você já parou para pensar o que seria das nossas grandes metrópoles sem um planejamento urbano adequado? Quando pensamos nessa questão, fica até mais
Indexada ao Scopus, a Revista de Filosofia Aurora acaba de entrar para um dos indexadores mais importantes do mundo! Mas o que são indexadores científicos?
Atendimento
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
pucpress@pucpr.br | +55 (41) 9 9860-2728
PUCPRESS | A EDITORA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ