SINOPSE
A criança, por meio do corpo em movimento, realiza atividades que permitem que ela se conheça, se divirta, crie, interprete e se relacione com o mundo em que vive. Compreender a importância dessas experiências está na base da formação do profissional que atua na Educação Infantil. Conhecer como se processa a relação entre psicomotricidade, desenvolvimento e aprendizagem, estimulando-a por meio de jogos e brincadeiras, portanto, é um ponto relevante a ser considerado na organização da prática pedagógica do educador infantil.
Foi considerando a atualidade do tema e a sua importância, reafirmadas na Base Nacional Comum Curricular, e com apoio nos estudos de eminentes psicólogos da educação, que selecionamos, para o primeiro número da coleção Janela do Saber a psicomotricidade, em seu campo transdisciplinar.
Esperamos que a leitura deste material estimule muitas reflexões e colabore para que a educação das crianças seja mais bela e feliz.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
E-book
Formato: epub
Páginas: 59
Ano: 2022
Referência
LARA, B. U. de; VIEIRA, A. M. D. P.Desenvolvimento infantil: Educação Infantil. Curitiba: PUCPRESS; São Paulo: FTD Educação, 2022. E-book. Disponível em: https://www.pucpress.com.br/publicacoes/colecao-janela-do-saber-desenvolvimento-infantil-volume-1/. (Coleção Janela do Saber).
AUTOR
Bruna Uller de Lara
É licenciada em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e professora de educação infantil no Colégio Madalena Sofia, em Curitiba. Ao realizar sua prática profissional durante o curso, sentiu-se motivada a compreender as relações entre psicomotricidade, desenvolvimento e aprendizagem da criança, com o intuito de contribuir, também, para a formação de professores que atuam na área.
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
É doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em sua trajetória profissional, tem-se dedicado ao ensino, à pesquisa e à gestão, com ênfase na formação de professores.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Contexto
Itinerário de Aprendizagem
Psicomotricidade
Desenvolvimento e aprendizagem
Psicomotricidade na Educação Infantil
Elementos básicos da psicomotricidade
Síntese do Aprendizado
Referências Consultadas
Indicações de Leitura
Conheça outros títulos desta coleção
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728