Filosofia do Gênero em Face da Teologia: Espelho do Passado e do Presente em Perspectiva do Amanhã

IMPRESSO

EBOOK

Valor:

Não Disponível

SINOPSE

Filosofia e teologia. Gênero é conceito-chave para a ciência. Das ciências humanas e sociais, o conceito atravessa fronteiras na academia, nos movimentos sociais e ocupa espaço crucial em discussões de nível mundial. Nestas abordagens, busca-se compreender o feminino e o masculino além dos paradigmas biológicos e culturais, alcançando uma visão relacional para a qual os sujeitos são considerados atores históricos, dotados de corpos e mentes construídos na vida social. 

Embora teologia e gênero componham um discurso ainda pouco discutido no campo das ciências teológicas e da religião, as mulheres entram, paulatinamente, na produção da reflexão teológica. A reflexão teológica proposta nesta obra compõe-se como uma rica interface entre teologia, espiritualidade e diaconia. É essa reflexão tão atualizada com o contexto atual relacionado às questões de gênero que faz deste livro um espelho do passado e do presente, em perspectiva do amanhã, seja na esfera acadêmica seja em um contexto maior da sociedade. 

Organizado em torno de três eixos – teológico, político e estético -, este livro busca tecer considerações de índole e de perspectivas diversas por meio da articulação entre o pensamento teológico e outros saberes. Seu conteúdo dedica-se ao novo paradigma pelo qual busca a teologia, uma visão capaz não apenas de visibilizar mulheres e/ou grupos oprimidos, mas iluminar as descobertas da estruturação de opressões claras e sutis dos jogos de poder que organizam discursos normativos e estabelecem controles sociais.  

Com uma proposta de se fazer atenta às novas configurações sociais, aos deslocamentos identitários e culturais, mas, sobretudo, ao ser humano, sujeito e protagonista da sua história, a obra discute as questões de gênero, quase dialogicamente, da teologia para as ciências humanas. Para melhor abordar o agir e o fazer teológico, com os seus novos desafios e enfatizar o novo olhar sobre o papel do gênero, em defesa da dignidade da pessoa, na sua binária complexidade, Clélia Peretti, em parceria com o Instituto Ciência e Fé (PUCPR), organiza um diálogo atento ao contexto de profundas transformações no mundo. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 16 x 20 cm
Páginas: 342
Ano: 2011 

 Referência
PERETTI, C. Filosofia do gênero em face da teologia: espelho do
passado e do presente em perspectiva do amanhã. Curitiba: PUCPRESS, 2011.
 

AUTOR

Clélia Peretti  
É Graduada em Pedagogia pela Libera Università Maria Santíssima Assunta, Roma – Itália (1990). Possui Magistério em Ciências Religiosas pelo Pontifício Ateneo Antonianum, Roma – Itália (1997). É Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração, Bauru – SP, Brasil (1998). É Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Curitiba- PR (2010). Possui Licenciatura em História pelo Centro Universitário Claretiano, Curitiba -PR (2016). É Especialista em Gestão de Escolas pela PUCPR (2000) É Mestre em Educação pela PUCPR (2002). É especialista em Educação a Distância pela Universidade de Brasília, UNB (2007). É Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia EST, São Leopoldo-RS (2009). Fez pós-doutorado em Fenomenologia pelo Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche e Pontifícia Universidade Lateranense – Roma (2015). Docente e pesquisadora no Curso do Bacharelado de Teologia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Teologia – PPGT da PUCPR. Líder do Grupo de Pesquisa: Teologia, Gênero e Educação. Membro do Grupo de pesquisa de Teologia e Bioética da PUCPR, do NUPPER (Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião), do SOCIORELIGIO (Mudanças e Dinâmicas das Religiosidades Populares nos Territórios e Populações Tradicionais do Paraná). Membro de International Academy of Practical Theology – IAPT- USA, da SOTER e ANTPECRE. – Professor Visitante na Universidade Católica de Moçambique. Professora Visitante Professora Visitante no Instituto Superior de Filosofia e de Teologia Dom Jaime Garcia Goulart ? Dili (Timor-Leste). Membro da Coordenação do FONAPER, na Coordenação da Educação Superior. Dedica-se a pesquisa dos seguintes temas: Teologia Prática. Gênero. Feminismo e Teologia feminista. Educação Religiosa. Ensino Religioso. Formação de professores, catequistas e lideranças comunitárias. Direitos Humanos e Juventudes. Violência contra a Mulher. Fenomenologia, Experiência Religiosa e Mística. Realiza pesquisa com pensadores e teólogos contemporâneos: Edith Stein, Gerda Walter, Von Balthasar, Henry de Lubac, Yves CongarGuardiniPannenberg, Metz, Libanio, Elza TamesFioreza, etc. 

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Prefácio 

Apresentação 

Parte 1 – Teologia 

    Gênero e ecologia: algumas reflexões ecofeministas e suas consequências
para a teologia
 

    A temática do “feminino” na obra de Angela Ales Bello 

    Entre o discurso teológico e a ação pastoral das CEBs na Arquidiocese de
Curitiba:
memória, identidade e novas dinâmicas nas orientações
pastorais (1980/1990)
 

    Bíblia e gênero: fundamentos na teologia da criação e na prática de Jesus 

Parte 2 – Gênero 

    Migração e gênero: interpelações para o cuidado em um contexto
intercultural
 

    Sexualidade e religião 

    Vulnerabilidade: elemento de comunhão e estética na relação familiar 

    HIV/aids e gênero: teologia da experiência 

    Teologia da prevenção no contexto da aids 

Parte 3 – Expressões 

    Marta e Maria: cozinha, seara e dragões?! Discípulos de Jesus, interpretações
e releituras
 

    Gênero e trânsito religioso entre mulheres e homens evangélicos do
ABC Paulista
 

    A perspectiva invertida: a estética teológica em Pavel Florenskij 

    A mulher: história e problemas. As raízes cristãs do feminismo 

Sobre os autores 

OUTRAS PUBLICAÇÕES