IMPRESSO

Valor:

Não Disponível

EBOOK

SINOPSE

Competências Digitais Docentes

Com a constante inovação das tecnologias educacionais existentes, é importante não apenas que o docente esteja instrumentalizado, apto a usá-las efetivamente e a aplicá-las, mas também a experimentar novas ferramentas, desenvolvendo autonomia em um processo contínuo de busca por novas possibilidades para ampliação da qualidade da experiência dos estudantes.

Este livro é fruto da pesquisa-ação em torno da Formação de Competências Digitais, organizada pelo Centro de Ensino e Aprendizagem da PUCPR, para os docentes da instituição. Escrevemos para docentes que desejam ser capazes de criar experiências de aprendizagem no mundo digital, de forma autônoma, promovendo oportunidades de engajamento dos estudantes, integrando as presenças social, cognitiva e de ensino.

Para esta reflexão, nos fundamentamos nos princípios da Educação Híbrida e na Comunidade de Investigação para experiências de aprendizagem significativas. Também apresentamos a Padagogy Wheel como um modelo mental para planejamento de aulas e atividades que usarão tecnologias digitais.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

E-book
Formato: epub
Páginas: 215
Ano: 2023

Referência
LEGROSKI, Anna Carolina et al. (org.). Competências digitais docentes. Curitiba: PUCPRESS, 2023. 120 p.

AUTOR

Anna Carolina Legroski
Doutora em Letras (UFPR), especialista em Inovação e Tecnologias Educacionais (UTFPR) e em Docência (IFMG). Tem mais de 10 anos de experiência como docente. É colaboradora do CrEAre desde 2021.

Bárbara Maria Camilotti
Doutora em Atividade Física e Saúde (UFPR), com mais de 10 anos de experiência em Ensino Superior. Ministra aulas no curso de Fisioterapia e na Especialização em Acupuntura da PUCPR. É membro do CrEAre desde 2020.

Fabiana de Nadai Andreoli
Doutora em Educação (PUCPR), com mais de 20 anos de experiência no Ensino Superior, tendo ministrado aulas na graduação da PUCPR e da UnicenP.

Norman D. Vaughan
Docente da área da Educação em Mount Royal University e em Royal Roads University. Doutor em Educação (University of Calgary, Canadá), membro do Grupo de Pesquisa sobre Comunidade de Investigação e cofundador do Blended Online Design Network (BOLD).

Thabata Cristy Zermiani
Docente da graduação em Odontologia da PUCPR e do Departamento de Saúde Coletiva da UFPR. Doutora em Políticas Públicas (UFPR) e membro do CrEAre desde 2020.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Prefácio

Apresentação

O projeto de Competências Digitais Docentes

Aprendizagem híbrida

Descrição do Blended Learning

Modelos de Aprendizagem Híbrida

Comunidade de Investigação

A Presença de Ensino

A Presença Social

A Presença Cognitiva

Reflexão

Tecnologias digitais: Padagogy Wheel como ferramenta pedagógica

Padagogy Wheel 6.0 e Catálogo de Tecnologias Educacionais: um projeto PUCPR e CrEAre

As engrenagens da Padagogy Wheel e seu funcionamento

Atributos e capacidades do estudante

Motivação

Taxonomia de Bloom

Tecnologia

Modelo SAMR

Reflexão

Tech2Learn: a tecnologia a serviço da aprendizagem

Estratégias de aprendizagem

One Minute Thesis

Linha da Vida

Fato ou Fake

One Minute Paper

Jigsaw

Storytelling

Pense-Una-Compartilhe

Aplicativos

Sway

Thinglink

Padlet

Slido

Socrative

Plickers

Flipgrid

Miro

EdPuzzle

Jamboard

Reflexão

Autoavaliação

Constructo de Metacognição Compartilhada

A DigCompEdu

Área 1: Envolvimento profissional

Área 2: Recursos digitais

Área 3: Ensino e aprendizagem

Área 4: Avaliação

Área 5: Capacitação dos aprendentes

Área 6: Promoção da competência digital dos aprendentes

Possibilidades infinitas

Reflexão

Conclusão

Referências

Sobre os autores

Sobre os colaboradores

OUTRAS PUBLICAÇÕES