A morte como instante de vida

IMPRESSO

Valor:

Não Disponível

EBOOK

SINOPSE

Não há como pensar o sentido da vida sem pensar sobre a sua finitude. Afinal, qual a lógica da busca por sentido se não a certeza de que ela é finita? Entendendo que a morte é um fato, é curioso saber que falar sobre ela ainda enseja ao mesmo tempo horror e curiosidade.  

“Quem não pensa sobre a morte, ou passa o tempo com medo dela ou, por esquecê-la, vive apaziguado na insensatez e na falta de rumo, sobrevoando superficialmente coisas e pessoas. Não se envolve, não se entrega, não se perde, não se acha – não vive” (Jelson Oliveira).

Para a filosofia, a morte é uma musa. Inspirando a reflexão sobre a vida, seu sentido e a melhor forma de desfrutá-la, cientes de que a morte é um instante de vida, uma característica de tudo o que vive.  

O sentido da vida foi o tema do Café Filosófico do Instituto Ciência e Fé que inspirou esse livro. Convidada a falar sobre a morte, a professora Scarlett Marton faz uma reflexão densa, provocante e emocionante para a qual você está convidado ao ler esta obra. Com a profundidade de um ensaio e a leveza de uma conferência, Scarlett trafega entre os grandes nomes da Literatura e da Filosofia, resgatando suas inspirações.  

Scarlett Marton, uma das mais importantes filósofas brasileiras, é também uma exímia conhecedora da filosofia de Nietzsche e sua produção reflete o que ele pretendia, que a vida e a obra estejam interconectadas em busca de um único sentido: a potencialização e o crescimento dos instintos vitais.  

Scarlett pesquisa e vive de perto muitos dos dilemas trazidos nesta obra. Sua vida e seus textos são inspiradores. “Neste ensaio, perspicaz e provocador, Scarlett Marton nos recorda que a morte não é um mero detalhe de nossa existência. Trata-se da maior e mais definitiva ruptura. Para alguns o fim; para outros uma passagem; para outros, ainda, uma chance de recomeçar” (Fabiano Incerti).

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

E-book
Formato: epub
Páginas: 43
Ano: 2019 

Referência
MARTON, E. A morte como instante de vida. Curitiba: PUCPRESS, 2018. 40p. (Café filosófico).

AUTOR

Scarlett Zerbetto Marton
Professora Titular de Filosofia Contemporânea na Universidade de São Paulo (USP), publicou no Brasil cerca de quinze livros, na maioria sobre a filosofia nietzschiana, dentre eles: Nietzsche e a arte de decifrar enigmas (2014); Nietzsche, das forças cósmicas aos valores humanos (3ª ed., 2010); Extravagâncias: Ensaios sobre a filosofia de Nietzsche (3ª ed., 2009); Nietzsche, seus leitores e suas leituras (2010); Nietzsche, filósofo da suspeita (2010); A irrecusável busca de sentido. Autobiografia intelectual (2004). Publicou ainda ensaios em livros e revistas especializadas no Brasil, na Alemanha, na Áustria, na Espanha, na França, na Itália, em Portugal, nos Estados Unidos, na Colômbia, na Venezuela, na Bolívia, na Argentina e no Chile, dentre eles dois ensaios nos Nietzsche-Studien. Fundou o GEN — Grupo de Estudos Nietzsche; criou os Cadernos Nietzsche; é coordenadora da coleção de livros “Sendas & Veredas”; implementou o GT Nietzsche junto à Anpof. Com Wotling, Stegmaier e Campioni, responde pela direção do GIRN — Groupe International de Recherches sur Nietzsche; é membro fundador do Hyper Nietzsche. 

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Prefácio 

A morte como instante de vida 

Entrevista 

OUTRAS PUBLICAÇÕES