Mar negro: reflexões sobre a imigração alemã na Rússia

IMPRESSO

EBOOK

Valor:

Não Disponível

SINOPSE

Imigração alemã – “Mar Negro” é um mergulho profundo nas águas da história e da memória dos povos alemães que, em diferentes ondas migratórias, deixaram sua terra natal com o sonho de uma nova vida na pátria Rússia, nem sempre tão acolhedora.
Tal como uma narrativa que, muitas vezes, utiliza o recurso da memória, do lembrar, ou ainda, da anamnesis, Estevão Müller ― com seu vasto conhecimento a respeito dos alemães do Volga e suas imigrações ― tece a trama dessas populações migrantes em seus principais fatos, protagonistas e lembranças que se apresentam delicadamente, uma a uma, de acordo com as relações complexas atinentes aos temas, às circunstâncias, ou a sequências, por vezes, não cronológicas, próprias à composição narrativa respaldada pela memória desses povos e de seus descendentes.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 11 x 16 cm
Páginas: 110
Ano: 2014

Referência
Estevão Müller, E. Mar negro: reflexões sobre a imigração alemã na Rússia. Curitiba: PUCPRESS, 2014.

AUTOR

Estêvão Müller
É nascido em 18 de setembro de 1927, em Mariental, distrito de germano-soviéticos, situado no município da Lapa, Estado do Paraná. É historiador, formado em Letras Anglo-Germânicas. Bolsista pela Comissão Fullbright dos Estados Unidos, em estudos da Civilização Norte-Americana, na Universidade do Colorado. É também pedagogo e tem se dedicado ao ensino em colégios Maristas por meio século. Pertence à Congregação Marista, na qual fez todos os estudos de filosofia, teologia, mariologia, apologética e outros, exigidos pela Instituição Marista. Trabalha  na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Grupo Marista, no campo da pesquisa histórica e pastoral hospitalar. Estêvão busca resgatar a história dos alemães do Volga, seus ancestrais, e das demais imigrações provindas da Rússia e Repúblicas Soviéticas onde foram vítimas de perseguições, discriminações, exílios e mortes por parte de governos russos. O autor é neto de um dos 21 fundadores, pioneiros, do distrito Mariental, chamado Johannes Müller. Estêvão já publicou várias obras sobre esse assunto e completa esse projeto com esta última obra tratando da imigração alemã na região do Mar Negro, Volínia, Bessarábia, Crimeia e Odessa.

 

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Prefácio

Introdução

Capítulo 1 – Exôdo alemão rumo à Rússia: razões históricas

Capítulo 2 – As diversas fases da colonização alemã na Rússia

Capítulo 3 – Catarina II e a modernização da Rússia

Capítulo 4 – Uma longa viagem ao desconhecido

Capítulo 5 – A Rússia para os russos

Capítulo 6 – O Mar Negro

Capítulo 7 – Os Wolgadeustchen

Capítulo 8 – Nova investida contra os imigrantes alemães

Capítulo 9 – A nova política econômica

Capítulo 10 – Consequências da guerra

Capítulo 11 – A reabilitação dos alemães na Rússia

Considerações finais

Referências

Anexo I – Linha do tempo da imigração alemã na Rússia

Sobre o autor

OUTRAS PUBLICAÇÕES