Diálogo sobre a alegria: Entre a filosofia e a história

IMPRESSO

EBOOK

Valor:

Não Disponível

SINOPSE

Diálogo sobre a alegria: Entre a filosofia e a história – O diálogo é belo e todos os que dele partilham tornam-se belos, como Marcella e Jelson, que se dispõem a universalizar suas ideias e pensamentos brilhantes exatamente numa época difícil, seja no Brasil, seja no mundo, “de ferro corroído”, como nos disse Dion Cassio sobre o final do século II d.C. Ambos, Marcella e Jelson, nos dão esperanças e enviam a mensagem de que “dialogar é preciso”, pois a conversação motiva o encontro e gera novos encontros, novas ideias, novos conhecimentos. A mensagem que eles nos passam é que por meio da disputa saudável, da conferência entre pessoas dispostas a aceitar a diversidade, as contradições e as idiossincrasias inerentes a todo indivíduo, podemos alcançar a alegria.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 20 x 19 cm
Páginas: 246
Ano: 2017

Referência
OLIVEIRA, J.; GUIMARÃES, M. L.; PETERS, A. P. Diálogo sobre a alegria: Entre a filosofia e a história. Curitiba: PUCPRESS, 2017.

AUTOR

Jelson Oliveira 
É doutor em filosofia pela UFSCar e professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR. É membro do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq, atual coordenador do GTHans Jonas e membro do GT de Filosofia da tecnologia e da técnica da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Autor de vários artigos e livros, entre os quais Para uma ética da amizade em Friedrich Nietzsche (7Letras), Compreender Hans Jonas (Vozes) e a trilogia Sabedoria Prática (PUCPress). É coautor de Diálogo sobre o tempo e Diálogo sobre a alegria (Coleção Café com Ideias, da PUCPRess). Sua pesquisa enfatiza temas de Ética e Filosofia Contemporânea, Filosofia da Técnica e Ética Ambiental, atuando principalmente com autores como Nietzsche, Schopenhauer e Hans Jonas. O presente livro é um dos resultados do projeto de pesquisa de pós-doutoramento na Universidade de Exeter, no Reino Unido, que contou com bolsa da CAPES (processo BEX 6115/15-2), à qual são expedidos os devidos agradecimentos.

Marcella Lopes Guimarães
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é Professora Associada II da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: história medieval, península ibérica, história cultural, literatura portuguesa e crítica literária. Foi editora gerente da Revista Diálogos Mediterrânicos de 2013 a 2015. Foi Vice-Coordenadora do PPGHIS-UFPR entre 2016 e 2017 e Coordenadora do mesmo Programa de Pós, entre 2017 e 2019 (até outubro). Em 2013, teve seu livro “Capítulos de História: o trabalho com fontes”, selecionado no PNBE do Professor. Em 2014, atuou como Professora Visitante na Universidade de Poitiers (França). Em 2015, conquistou o III Prêmio UFES de Literatura, na categoria Livro de Literatura Infantil, e foi homenageada pela UFPR com o Mérito Universitário por essa conquista e pela publicação da obra “Diálogo sobre o tempo: entre a Filosofia e a História”, escrita em parceria com o filósofo Jelson Oliveira. É coordenadora do Acordo de Cooperação com a Universidade de Poitiers (França). Em 2018, cumpriu missão de trabalho em Cabo Verde, em parceria com a Embaixada do Brasil. Em 2020, beneficiou-se de afastamento concedido pelo Departamento de História da UFPR para o desenvolvimento do projeto “Quando a narrativa encontra a poesia: a escrita biográfica no cancioneiro occitano”. Este projeto foi beneficiado pela CAPES com bolsa de estudos em edital para Professor Visitante Sênior (Capes-Print). A instituição de acolhimento estrangeira foi a parceira Universidade de Poitiers. Criadora do blog LITERISTÓRIAS: www.literistorias.org

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SUMÁRIO

A alegria do diálogo

Um convite à alegria

Introdução

Pensar

Beber

Comer

Conversar

Cantar

Dançar

Rir

Conclusão

Referências

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