Avaliação da Aprendizagem Numa Abordagem por Competências

SINOPSE

Aprendizagem. Ninguém com 30 ou mais anos de idade estranharia a relação entre a palavra avaliação e a sua conotação pejorativa que lhe colocava no lugar de mal necessário. Claro, realizar uma avaliação nessa época dizia mais sobre o quanto podemos ser iguais do que sobre aquilo de que somos capazes. “Era a época do verdadeiro ou falso, das questões com respostas curtas ou de múltipla escolha.” (Gérard Scallon) 

Mas, nesse cenário, qual o ganho para as escolas, para a educação e, principalmente, para os estudantes? Foi assim que a elaboração de programas por objetivos abriu caminhos para a avaliação como um processo capaz de reconhecer a subjetividade das diferentes habilidades. Deixamos então de comparar os indivíduos entre si para compreender, isoladamente, tudo aquilo de que um estudante é capaz. Nascia assim a interpretação criterial. 

Destinado aos professores comprometidos com uma abordagem por competências, este livro preocupa-se em reunir a teoria e a prática, ciente de que não há receita pronta nem solução mágica a ser proposta, menos ainda, rotina estabelecida a recomendar.  Discutindo de forma clara e abrangente a avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências, Gérard Scallon parte do esclarecimento de conceitos fundamentais para contribuir de forma muito significativa com a formação dos nossos educadores e gestores acadêmicos e, consequentemente, o avanço de nossos modelos educacionais.  

Gérard Scallon vive a avaliação de aprendizagens na academia e na prática. Seus trabalhos mais relevantes tratam da metodologia de avaliação formativa e, mais recentemente, da avaliação das competências. Nesta obra, traduzida para o português pela PUCPR, trata sobre a série de reflexões sob o ponto de vista da avaliação da aprendizagem provocada pelo aparecimento da abordagem por competências. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 445
Ano: 2015 

E-book
Formato: epub
Páginas: 468
Ano: 2017 

Referência
SCALLON, G. Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências. Trad. Juliana Vermelho Martins. Curitiba: PUCPRES, 2015.
 

AUTOR

Gérard Scallon 

Leciona avaliação de aprendizagens na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Laval, Quebec, desde 1968. Diplomado em Pedagogia pela Universidade Laval, obteve seu doutorado (PhD) em 1973 no Ontario Institute for Studies in Education, na Universidade de Toronto. Os trabalhos mais relevantes em sua carreira de professor e pesquisador tratam da metodologia de avaliação formativa e, mais recentemente, da avaliação das competências. É autor de dois livros que discutem a importância do feedback como método de controle de aprendizagem na avaliação formativa. O aparecimento da abordagem por competências gerou uma série de reflexões sob o ponto de vista da avaliação da aprendizagem. Essa é, principalmente, a questão tratada neste livro. Mas sua reflexão não terminou com esse texto. G. Scallon prosseguiu nos estudos com um novo livro: Dessavoirs aux compétences: explorations en évaluation, que discute especialmente a noção de progressão. O autor criou e implantou cursos de graduação e de pós-graduação, destinados tanto a futuros professores quanto a administradores de escolas, sobre avaliação formativa e avaliação das competências.

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SUMÁRIO

Primeiro prefácio à edição brasileira 

Segundo prefácio à edição brasileira 

Introdução — Avaliação de aprendizagens: um domínio em evolução 

Capítulo 1 – A renovação na educação e as práticas de avaliação 

                      A renovação do vocabulário 

                      Aspectos escolhidos da renovação na avaliação 

                      Perspectiva tradicional e nova perspectiva: quadro comparativo 

                      Conclusão 

Capítulo 2 – Conhecimentos e habilidades: objetos clássicos da avaliação 

                      Situação de avaliação 

                       Avaliação e objetivos 

                       Conhecimento ou habilidade: variações em torno de um exemplo 

                       Situações de avaliação e objetivos: tentativa de classificação 

                       Situações de avaliação e objetivos: uma relação bidirecional 

                       Aproximação com as nomenclaturas mais recentes de objetivos 

                       Conclusão 

Capítulo 3 – Inferir estratégias 

                       Noção de estratégia 

                       Definições básicas de uma estratégia 

                       Alguns exemplos de estratégias  

                       Características essenciais das estratégias 

                       Como inferir uma ou mais estratégias 

                       Aspectos de ordem prática  

                       Avaliar ou inferir estratégias? 

                       Questões em aberto 

Capítulo 4 – Inferir saber-ser  

                       Os problemas da avaliação  

                       Segundo que perspectiva inferir os saber-ser? 

                       O domínio afetivo como fonte de objetivos a atingir 

                       Os saber-ser e as condições de aprendizagem 

                       Os saber-ser e os indicadores de desempenho 

                       Procedimentos de coleta de informações 

                       Conclusão sobre os saber-ser 

Capítulo 5 – Noção de competência  

                      Noção de competência 

                      Operações engajadas no exercício de uma competência 

                      Situações de avaliação  

                     Noção de competência: inventário 

Capítulo 6 – Situações de avaliação e competências 

                     Situações de desempenho e competРncias 

                     Utilização de problemas e de projetos em pedagogia 

                      Explorar situações existentes ou criar novas? 

                      Elaboração de situações de avaliação 

                       Nem tudo О permitido do ponto de vista da avaliação! 

                       Muito trabalho em perspectiva 

Capítulo 7 – Ferramentas de julgamento 

                      Expressão do julgamento 

                      Revisão da noção de escala 

                      Ferramentas de avaliação e escalas descritivas 

                      Construção de escalas descritivas 

                      Alguns temas para reflexão 

Capítulo 8 – Competências e avaliação contínua: guiar, informar e certificar 

                      O procedimento de avaliação em perspectiva 

                      Um exemplo para compreender e suscitar interrogações 

                      Antologia de questões sem resposta 

Capítulo 9 – Para um controle de qualidade das situações e das ferramentas de julgamento 

                      Universo das situacões, dos julgadores e dos momentos: um exemplo 

                      Concordância dos julgamentos 

                      Quando o desempenho depende das situações e das ocasiões 

                       A “generalizabilidade” ou como tratar vários fatores simultaneamente 

                       Validade: uma qualidade a ser redefinida 

                       Conclusão: ações a serem apresentadas para melhorar os dispositivos de avaliação 

Capítulo 10 – Portfólio: uma ferramenta para estimular a autoavaliação 

                        Contexto conceitual do portfólio 

                        As múltiplas facetas da autoavaliação 

                        Avaliação de um portfólio 

                        Como forma de conclusão 

Capítulo 11 – Formação em avaliação, à guisa de conclusão 

                        Formação em avaliação por competências 

                        Avaliação: um objeto de pesquisa e de desenvolvimento 

                        Difusão dos saber-fazer na avaliação 

                        Palavra final 

Referências 

Índice 

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