A vida curta de um fato

IMPRESSO

EBOOK

Valor:

Não Disponível

SINOPSE

Fake news. Tudo começa quando a revista Harper’s encomenda, no início dos anos 2000, um texto sobre suicídio em Las Vegas ao escritor John D’Agata e desiste de publicá-lo por causa de imprecisões factuais. Em seguida, outra revista, chamada The Believer, assume o texto, mas, antes de encaminhar para publicação, submete o trabalho ao checador Jim Fingal. Como uma espécie de making of literário, A vida curta de um fato mostra a correspondência entre o autor e o checador ao longo sete anos (entre 2003 e 2010), até a publicação do texto “As coisas que acontecem lá”. O livro quebra o ensaio de D’Agata em trechos que aparecem no alto de cada página. Abaixo deles, Fingal indica as informações que procedem e é implacável ao apontar erros factuais e liberdades tomadas pelo escritor, que responde a (quase) todas as contestações do checador. No texto, fontes tipográficas diferentes indicam quando um fato é confirmado ou contestado. Como bônus, a edição brasileira inclui o texto final, editado e publicado em 2010 no site da Believer. Assim é possível ver as decisões tomadas pelo editor ao fim do processo de checagem. Em síntese, A vida curta de um fato permite ao leitor acompanhar um embate feroz entre duas pessoas inteligentes com pontos de vista absolutamente distintos. Uma disputa que, ao falar sobre os limites de um texto literário baseado em fatos, analisa também a relação que escritores e leitores têm com a literatura – de ficção e de não ficção.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 15 x 23 cm
Páginas: 268
Ano: 2022

Referência
D’AGATA, John; FINGAL, Jim. A vida curta de um fato. Tradução de Irinêo Frare Baptista Netto. Curitiba: PUCPRESS: Arte e Letra, 2022. 268 p.

AUTOR

John D’Agata
É autor de About a Mountain [Sobre uma montanha] e Halls of Fame [Salões da fama], e editor de The Next American Essay [O próximo ensaio americano] e The Lost Origins of the Essay [As origens perdidas do ensaio], todos inéditos no Brasil. Ele dá aulas de escrita criativa na Universidade de Iowa, em Iowa City, cidade onde vive.

Jim Fingal
Atuou como checador de fatos por vários anos para a revista The Believer e para a editora McSweeney’s, onde trabalhou nos livros What is the What [O que é o quê], Surviving Justice [Sobrevivendo à justiça], Voices from the Storm [Vozes da tempestade], entre outros. Ele vive em Cambridge, Massachusetts, onde desenvolve softwares.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

A vida curta de um fato

Apêndice

As coisas que acontecem lá

Agradecimentos

Para Levi Presley

Sobre os autores

OUTRAS PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS