Ética no uso de animais para pesquisa e ensino na medicina veterinária (Coleção Ética em pesquisa Livro 5)

SINOPSE

Medicina veterinária. É indiscutível para a ciência o quanto o uso de animais na pesquisa é fonte de conhecimento e desenvolvimento de soluções terapêuticas em humanos. Esse tipo de pesquisa é responsável por reduzir o número de pacientes reais que são expostos a tratamentos totalmente experimentais sem qualquer garantia de sucesso. 

O que se condena, e tem tornado o tema tão polêmico ao longo dos anos, é o uso de animais em pesquisas sem nenhuma perspectiva de resposta ou que determine o sofrimento, mutilação e morte dos animais. Se a busca por opções alternativas de pesquisa sempre foi demandada, ela torna-se ainda mais discutida num momento em que a domesticação leva os animais a assumirem novos papéis na relação com os humanos.  

O papel do médico veterinário e do pesquisador em veterinária nesse cenário se torna dúbio. Ele deve ampliar seu campo de visão para além do animal individualmente, passando a significar a relação entre animal e tutor, ao mesmo passo em que tem um importante foco na pesquisa que utiliza animais  como fonte de geração de conhecimento. É ciente dessa missão que este livro tem como objetivo provocar a reflexão sobre a ética nas condutas aplicadas no uso de animais de companhia, silvestres e de produção na pesquisa. 

Parte da Coleção Ética em Pesquisa, da Editora PUCPRESS, a obra busca contribuir para a construção de um profissional autônomo, crítico, protagonista e consciente da responsabilidade sobre a condução e divulgação de suas pesquisas. Formada por seis módulos que incluem sugestões éticas envolvidas na produção científica, divulgação dos dados e pesquisa com seres humanos e animais, a coleção reúne conteúdos que atendem às demandas legais de certificação de pesquisadores e que, juntos, pretendem prover elementos para consolidar a sua trajetória científica pautada em referenciais técnicos, éticos e legais que conduzam a uma pesquisa integra e relevante para a sociedade e o bem de todos os seres vivos, destas e de futuras gerações. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 18 x 20 cm
Páginas: 92
Ano: 2018 

E-book
Formato: epub
Páginas: 145
Ano: 2018 

Referência

VILLANOVA-JUNIOR, J. A. Ética no uso de animais para pesquisa e ensino
na medicina veterinária. 
v. 5. Curitiba: PUCPRESS, 2018. (Coleção Ética em Pesquisa). 

AUTOR

José Ademar Villanova Junior 

Possui graduação em Medicina Veterinária (1999) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no ano seguinte, na mesma Instituição, realizou especialização sob forma de Residência  em Clínica Médica e Cirúrgica em Animais de Companhia. Em 2002, concluiu mestrado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- -JABOTICABAL). No ano de 2004, concluiu especialização em Bioética na PUCPR. Doutorado em Ciências Veterinárias (2013) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professor adjunto I da PUCPR. Coordenador do Programa de Residência em Clínica Cirúrgica em Animais de Companhia e Chefe do Serviço de Cirurgia da Unidade Hospitalar para Animais de Companhia da PUCPR. É membro do grupo de pesquisa em Patologia Geral e Comparada da PUCPR e é pesquisador do Laboratório de Patologia Clínica Veterinária da UFPR. Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária e da Associação Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Veterinária. Tem experiência em Clínica Cirúrgica em Animais de Companhia, atuando principalmente nas seguintes áreas: ortopedia, neurocirurgia e terapia celular. 
 
Rüdiger Daniel Ollhoff

Possui graduação em Medicina Veterinária (1992) pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Microbiologia Clínica (1996) pela Tierärztliche Hochschule Hannover. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), professor efetivo no mestrado em Ciência Animal da PUCPR e conselheiro da Associação Paranaense de Buiatria. Orienta mestrandos, alunos de iniciação científica e de final de curso. Revisor de periódicos científicos. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária, atuando principalmente nos  seguintes temas: bovino, buiatria, casco, saúde, fitoterapia e agronegócio. 
 
Ana Silvia Miranda Passerino

Possui graduação em Medicina Veterinária (1990) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestrado em Ciências Veterinária (2000) pela mesma instituição. Atualmente é médica veterinária da Prefeitura Municipal de Curitiba e professora assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Tem experiência na área de Clínica e Produção de Animais Selvagens e Parasitologia Geral Veterinária. 
 
Valéria Natascha Teixeira 

Possui graduação em Medicina Veterinária (1997) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestrado em Ciências Veterinárias (2000) pela mesma instituição. Atualmente é membro da Association of Exotic Mammal Veterinarians e Association of Avian Veterinarians e atua no Vida Livre Medicina de Animais Selvagens. É professora da PUCPR nas áreas de Medicina de Animais Selvagens, Bioterismo e Parasitologia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina de Animais Selvagens, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina de animais selvagens e parasitologia veterinária. 

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Questões Éticas em pesquisas conduzidas com animais domésticos de companhia

1.1 Introdução

1.2 Donos de gatos e de cachorros têm personalidades distintas

1.3 Breve histórico da pesquisa envolvendo pequenos animais – principais aspectos
Éticos e legais

1.4 Identificação de bem-estar de animais de companhia – reconhecimento
da dor e do desconforto

Bibliografia consultada

Questões Éticas em pesquisas conduzidas com animais domésticos de produção 

2.1 Relação homem/animal de produção

2.2 Uso dos animais de produção na pesquisa

2.3 Bem-estar animal

2.4 Pesquisando com animais de produção

2.5 Considerações sobre o planejamento de uma pesquisa com animais de produção

2.6 Considerações sobre a execução da pesquisa com animais de produção

2.7 Considerações sobre a finalização de uma pesquisa com animais de produção

Bibliografia consultada

Questões Ética sem pesquisas com animais silvestres  

3.1 Introdução

3.2 Procedimentos para utilização de animais selvagens em pesquisa e ensino

3.3 Ética no cativeiro

3.4 Enriquecimento ambiental

3.5 Ética na natureza

3.6 Legislação pertinente И fauna

3.7 Definições de fauna

3.8 Uso de animais silvestres em pesquisa

3.8.1 Na natureza

3.8.2 Em cativeiro

3.9 Biotérios

3.10 Estresse

3.11 Indicadores de distresse em cativeiro

3.12. Contenção física

3.13. Contenção química e anestesia

3.14 Coleta de material biológico de animais selvagens

3.15 Eutanásia

3.16 Diretriz da prática de eutanásia do Concea (2015)

3.17 Zoonoses

Bibliografia consultada

Sobre os autores  

OUTRAS PUBLICAÇÕES