Imobilizações em Ortopedia: Talas, Tipoias e Enfaixamentos

SINOPSE

Ortopedia. Lesões musculoesqueléticas estão entre as mais comuns da prática clínica. Fraturas, luxações e estiramentos são comumente atendidos em ambientes de atenção primária e unidades de pronto-socorro e demandam ao médico, após cuidadosa avaliação, a decisão em relação ao uso provisório ou definitivo de uma imobilização ortopédica para o manejo e tratamento da lesão apresentada.  

O ponto de atenção, e que motivou o estudo de que este livro resulta, é o quanto a técnica incorreta pode acarretar complicações graves para o paciente. Neste livro, os autores abordam duas diferentes formas de confeccionar talas gessadas, além de 18 opções utilizadas no atendimento inicial de fraturas, estiramentos ligamentares, luxações, rompimentos tendíneos e lesões de partes moles. 

“A estabilização de uma extremidade lesionada permite a preservação do alinhamento ósseo natural, alívio da dor e do desconforto do paciente, além de prevenir novas lesões e permitir o início do processo de cicatrização. No caso de fraturas, a imobilização pode também reduzir o sangramento. [..] Outras vantagens em relação ao gesso incluem a facilidade de confecção e a possibilidade de remoção para avaliação da área lesionada. Dependendo do tipo de lesão, uma tala pode ser o único tratamento necessário, ou pode servir como uma ponte, aliviando dor e desconforto, até uma avaliação especializada.” (Giovanni Fernandes Foggiato) 

Este livro é baseado na pesquisa do Dr. Giovanni Fernandes Foggiato (sob orientação da Dra. Giana Silveira Giostri), apresentada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da PUCPR e detalha a confecção de talas e outras imobilizações simples, como enfaixamentos e tipoias, que além de permitir o manejo inicial da grande maioria das lesões musculoesqueléticas que médicos de atenção primária podem encontrar, possuem um risco menor de complicações, especialmente quando comparadas ao uso de gesso circunferencial. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 20 x 25 cm
Páginas: 64
Ano: 2021 

E-book
Formato: epub
Páginas: 88
Ano: 2021 

Referência
FOGGIATO, G. F.; GIOSTRI, G. S. Imobilizações em Ortopedia:
Talas, Tipoias e Enfaixamentos. Curitiba: PUCPRESS, 2021.

AUTOR

Giovanni Fernandes Foggiato 
Médico Generalista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2019 e Administrador de Empresas formado pela FAE Centro Universitário em 2012. Durante a faculdade de Medicina buscou realizar projetos de iniciação científica com viés prático, focando na resolução de problemas encontrados no dia a dia, como a avaliação na redução da contaminação de hemoculturas após implantação de uma equipe de flebotomia dedicada e a padronização de imobilizações ortopédicas para acadêmicos de medicina e profissionais da atenção primária através da elaboração de uma apostila para referência rápida. 
 
Giana Silveira Giostri 
Graduada em Medicina pela Pontifica Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão;Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal do Paraná(UFPR). Realizou estágio no Instituto da Mão em Paris sob a orientação do Prof. Alain Gilbert;Atualmente é professora Adjunta da Escola de Medicina da PUCPR. Coordenadora Pedagógica e Residencias Médicas dos Hospitais do grupo Marista. Pertence ao corpo clinico do Hospital Universitário Cajuru, Marcelino Champagnat e Pequeno Principe. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional do Paraná – Gestão 2008. Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário Cajuru gestão 2009 a 2012. Chefe do Serviço de Treinamento em Cirurgia da Mão dos Hospitais Universitário Cajuru e Pequeno Principe – 2001-2015.Participa como membro da Comissão da comissão Continuada e Pesquisa da SBOT 2019. 

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Agradecimentos 

Apresentação 

Introdução 

Indicações e materiais

Materiais utilizados

Confeção da Tala

Imobilizações em ortopedia 

 Membros superiores 

Tipoia Tóracobraquial

Tipoia Velpeau

Pinça de Confeiteiro Proximal

Tala Braquiopalmar

Pinça de Confeiteiro Distal

Tala Pinça de Polegar

Tala Intrinsic

Tala Curta para Antebraço – Volar

Tala Curta para Antebraço – Dorsal

Enfaixamento de Punho

Tala de Alumínio para Fraturas de Falange

Tala de Alumínio para Fraturas de Falange Proximal

Tala de Alummínio para Dedo em Martelo

Membros inferiores 

Tala tipo Bota

Tala Inguinomaleolar

Enfaixamento de Tornozelo

Enfaixamento de Jones

Buddy Taping (dedo adjacente como suporte)

Apêndice 

Anotações

OUTRAS PUBLICAÇÕES