Mosaico de Cinco Cores: Princípios Orientadores Para os Processos de Ensino e Aprendizagem na Educação Superior

SINOPSE

Processos de ensino.

A Universidade é um laboratório da sociedade, tendo na experiência acadêmica a oportunidade de antecipar aquilo que se almeja para toda a sociedade. Isso explica a enorme relevância do seu papel de preparação de homens e mulheres para atuar em benefício do bem comum, unindo de forma produtiva os princípios do conhecimento e da cidadania.

O poder do ensino superior enquanto agente de transformação é a razão do consenso entre docentes, discentes, gestores, especialistas e lideranças políticas, sobre a urgente necessidade de mudança nos procedimentos e estruturas universitárias, a fim de atender os desafios da sociedade contemporânea. No Brasil, a PUCPR é pioneira no processo de mudança e assume esse protagonismo fazendo-o de forma institucional.

Este livro, mais do que o relato sobre a experiência da PUCPR, é parte dessa missão de tornar o processo institucional e vivo, convocando toda a comunidade universitária a refletir e debater a missão da educação na formação de sujeitos autônomos, cooperativos, dedicados, críticos e honestos.

Reunindo textos de diferentes matizes, os três autores compartilham sua experiência acadêmica de ensino, pesquisa e gestão universitária como contribuição para esse debate.   Autonomia, dedicação, cooperação, senso crítico e honestidade são os princípios que orientam as práticas cotidianas de docentes e discentes e formam, assim, o Mosaico de cinco cores que busca realçar as tinturas da realidade universitária brasileira.

“Como obra paciente e cuidadosa, este mosaico traduz o esforço e a urgência de que as velhas estruturas universitárias adquiram novo colorido, por meio das pequenas peças de nossas práticas cotidianas, que, somadas, formam o quadro harmônico de uma nova realidade educativa. Autonomia, dedicação, cooperação, senso crítico e honestidade são as cinco cores que hão de renovar nossos olhares.” (Os autores)

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 17 x 25 cm
Páginas: 128
Ano: 2016

E-book
Formato: epub
Páginas: 158
Ano: 2017

Referência
Martins, V.; et al. Mosaico de cinco cores: Princípios orientadores para
os processos de ensino e aprendizagem na educação superior. Curitiba: PUCPRESS, 2017.

AUTOR

CINTHIA B. SPRICIGO
Doutora e mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, instituição onde também se graduou em Engenharia de Alimentos. Especialista em Educação a Distância, é professora titular da PUCPR e atual diretora de Suporte à Graduação da universidade, atuando na inovação do ensino de Graduação.

JELSON OLIVEIRA
Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, doutor em Filosofia pela UFSCar, mestre e graduado em Filosofia pela UFPR. Foi diretor de Graduação da PUCPR, onde coordenou o curso de Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Filosofia. É autor de vários artigos e livros, entre os quais estão “Diálogo sobre o tempo” (PUCPRess, 2015) e os três volumes da coleção “Sabedoria prática” (PUCPRess, 2014).

VIDAL MARTINS
Doutor em Informática pela Université de Nantes (França), mestre em Informática pela PUCPR e graduado em Processamento de Dados pela UFPR. Atualmente, é professor e pró-reitor de Graduação da PUCPR, onde também exerceu as funções de decano da Escola Politécnica, diretor de Educação Continuada, editor-chefe da Editora Universitária Champagnat e coordenador dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Tecnologia em Jogos Digitais e Sequencial em Redes de Computadores.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

  1. AUTONOMIA

O despertar de um sujeito autônomo: tornar-se quem se é

As metodologias para aprendizagem ativa e a autonomia

Autonomia e cooperação

Um procedimento de aprendizagem autorregulada:
caminho possível para favorecer a autonomia
Rosane de Mello Santo Nicola

  1. DEDICAÇÃO

O anjo de Michelângelo

A espera pelo “milagre”: um prejuízo educativo

Aumentar a dedicação para melhorar a aprendizagem

Uma experiência de dedicação
Simone Maria Malucelli Pinto

  1. COOPERAÇÃO

O individualismo contemporâneo

O paradoxo da cooperação: a experiência da incompletude

Cooperação na aprendizagem

Cooperação e experiência universitária
  Eliane Cristine Francisco Maffezzolli e Kleber Bez Birolo Candiotto

  1. SENSO CRÍTICO

A tarefa crítica do pensamento

Sair da menoridade: pensar por si mesmo

A educação do senso crТtico

O senso crítico como princípio educativo
      Cauê Krüger

  1. HONESTIDADE

A flor e a deusa da honestidade

A honestidade e a educação superior

O plágio como prática desonesta no ambiente acadêmico

A honestidade no contexto universitário
  Elisangela Ferretti Manffra

REFERÊNCIAS

OUTRAS PUBLICAÇÕES