Ensaios: Sobre Docência Universitária

IMPRESSO

EBOOK

Valor:

SINOPSE

Ensaios – Os ensaios que compõem esse livro são oriundos de uma experiência de formação continuada de professores universitários, mais especificadamente um curso de 12 encontros intitulados oficinas de formação de autores universitários, que reuniu aproximadamente 40 docentes dos mais variados cursos de graduação da PUCPR em 2011.
A medida que havia a discussão sobre as práticas de leitura e escrita acadêmica, ocorria a reflexão sobre a atividade docente no ensino superior, evidenciando a constante busca de excelência na formação do acadêmico. Assim, surgiram estes ensaios como exercício mais livre de dizer, para registrar as marcas de subjetividade dos autores.
Conforme destaca no posfácio a Prof° Vanda Elias, que ministrou uma das oficinas:
na diversidade de autores desta obra, há uma pluralidade de sentidos advinda dos muitos conhecimentos adquiridos ao longo de anos, armazenados e atualizados na memoria, de forma situada e significativa no plano das relações intersubjetivas.
Os ensaios cheios de sentidos construídos por seus autores e sugeridos aos leitores são uma contribuição valiosa para a docência, a função da escrita na pratica.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 17 x 21 cm
Páginas: 224
Ano: 2014

Referência
NICOLA, R. M. S.; PERISSÉ, G.; ELIAS, V. Ensaios: sobre docência universitária. Curitiba: PUCPRESS, 2014.

AUTOR

Rosane de Mello Santo Nicola
Doutora em Educação (PUCPR), Mestre em Educação (PUCPR) e graduada em Letras (UFPR). Professora do curso de Letras da PUCPR desde 2001. Membro fundador do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da PUCPR, responsável pela formação continuada de professores de graduação no período de 2015 a setembro de 2018, quando orientou a elaboração de currículos por competência em mais de 50 NDEs de cursos de graduação da instituição. Em 2019, orientou a elaboração de currículos e planos de ensino por competência de dez cursos de graduação na modalidade EaD da PUCPR.É membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Letras presencial e de Letras EaD da PUCPR. Editora-chefe  Somos inda Editora Champagnat (PUCPR) de 2012 a 2015. Coordenadora do Eixo de Língua Portuguesa da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR de 2013 a 2015. Coordenadora do curso de especialização em Desenvolvimento Editorial com Ênfase em Materiais Didáticos (PUCPR). Em educação, realiza estudos sobre organização curricular numa abordagem por competências. Em linguística aplicada, realiza estudos sobre gêneros textuais e revisão de textos nos domínios editorial e escolar, atuando na formação docente inicial e continuada da educação básica e superior.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Prefácio

Apresentação

Parte I – Visão do professor

Profissão Professora

Escrever é multiplicar a aula

A pessoa do professor e seu desenvolvimento pessoal

Aprendendo a ensinar

Nós, professores de direito, somos realmente educadores?

Dilemas de uma professora diante do desafio de formar “gente boa”

A reconstrução do “eu” professor

Chamada pra quê?

Professores que escrevem

Parte II – Múltiplos de múltiplas práticas

A intercomplementaridade de saberes na prática docente: a atuação do pedagogo

Criatividade: o avesso do avesso do avesso

Longe dos olhos, perto do coração: uma experiência com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem

A arte de camuflar a matemática: ensinando programação para designers

Pedagogia hospitalar: a educação que acontece além dos “muros da escola”

Uso de analogias nas aulas de inteligência artificial

Abstrair: eis a questão!

Ensaio sobre a surdez: os nativos digitais em sala de aula

Um ensaio à loucura: orientação a trabalhos de conclusão de curso

Posfácio

Sobre os autores

OUTRAS PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS