
SINOPSE
Arquitetura e urbanismo. “A cidade é, agora como nunca, o nosso modo de buscar a felicidade. É isso que a torna um tema tão oportuno para a filosofia e tão central para a arquitetura e o urbanismo.”
Diálogos interdisciplinares sobre temas transversais sempre motivam, ao mesmo passo em que desafiam. Somam-se as visões, as referências e os pontos de vista ao desejo de expressar as experiências que nos são próprias. O que dizer então de um Diálogo sobre a cidade?
Nascido de uma conversa entre filosofia e arquitetura e urbanismo, este livro – construído a seis mãos – é menos uma reflexão sobre a cidade que se ergue diante de nossos olhos e mais sobre a nossa forma de percebê-la, sobre as nossas vivências, o modo como essas pedras manifestam as nossas histórias como indivíduos, como cidadãos, como membros da comunidade humana.
Integrante da Coleção Café com Ideias, Diálogo sobre a cidade tem uma parte curitibana, outra nova-iorquina e outra londrina. Entre Londres, Nova Iorque e Curitiba, no entanto, o livro não expressa três tipos de cidade, mas as três experiências dos autores que conversam sobre seu modo próprio de habitá-la. O resultado é uma reflexão sobre a nossa forma de habitação, entendendo a cidade como o nosso modo contemporâneo de experimentar a habitação.
“Há muito neste livro para ser plenamente apreciado à primeira vista. Serão necessárias múltiplas leituras para que a abundância de temas, conexões e significados nos seja totalmente revelada, se assim for possível. Ler este livro é então, até certo ponto, uma experiência semelhante à de um flâneur que anda na cidade, deixando-se passar por ela, deixando-a surpreendê-lo com estímulos inesperados na volta de cada esquina.” (Clara E. Irazábal Zurita)
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 19 x 20 cm
Páginas: 280
Ano: 2017
Referência
CRESTANI, A.; ULTRAMARI, C.; OLIVEIRA, J.; Diálogo sobre a cidade: entre filosofia, arquitetura e urbanismo. Curitiba: PUCPRESS, 2017.
AUTOR
Andrei Crestani
Doutor em Arquitetura e Urbanismo na USP. Professor de Arquitetura e Urbanismo e na especialização em Projeto e Planejamento de cidades PUCPR. Mestre em Gestão Urbana – período sanduíche na Uni. de Cuyo – Argentina. Especialista em Projeto da Paisagem (PUCPR). Arquiteto e Urbanista (PUCPR e Universidad Politécnica de Madrid). Foco nos temas: espaço público e privado e processos contemporâneos de ressignificação, lugares e territórios urbanos, paisagem urbana.
Clovis Ultramari
É arquiteto urbanista. Pesquisador junto ao Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e em Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Paraná. Pós-doutor pela George Washington University, DC. e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Sua produção acadêmica diz respeito à cidade, seus aspectos conceituais e sua gestão. Com grande número de alunos da pós-graduação orientados, este é seu primeiro trabalho que não discute esses temas. Orientação e oferta de disciplinas em nível de doutoramento são suas matérias-primas para discutir um determinado processo acadêmico: a construção de uma tese.
Jelson Oliveira
É doutor em filosofia pela UFSCar e professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR. É membro do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq, atual coordenador do GT Hans Jonas e membro do GT de Filosofia da tecnologia e da técnica da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Autor de vários artigos e livros, entre os quais para uma ética da amizade em Friedrich Nietzsche (7Letras), Compreender Hans Jonas (Vozes) e a trilogia Sabedoria Prática (PUCPress). É coautor de Diálogo sobre o tempo e Diálogo sobre a alegria (Coleção Café com Ideias, da PUCPRess). Sua pesquisa enfatiza temas de Ética e Filosofia Contemporânea, Filosofia da Técnica e Ética Ambiental, atuando principalmente com autores como Nietzsche, Schopenhauer e Hans Jonas. O presente livro é um dos resultados do projeto de pesquisa de pós-doutoramento na Universidade de Exeter, no Reino Unido, que contou com bolsa da CAPES (processo BEX 6115/15-2), à qual são expedidos os devidos agradecimentos.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Prefácio
Introdução
Da decifração e do enigma
O que é cidade: conceito líquido, reação flutuante
Cidade, um conceito ético
Que cidades restam em nós?
Da cidade que não vemos
Retomando as tramas pelo seu avesso
Das costuras dos tecidos
Eta, dificuldade!
Da cidade como experiência
Tudo está bem!
De nossas (des)memórias-das cidades
Por uma bio-cartografia urbana
Do ideal de cidade às cidades reais
Oh, maçada dos livros primeiros!
Entre a carne, a pedra e o pensamento
Quando os primeiros ficam para trás
De consensos e dissensos
Heterotopias ou sobre a utilidade do dissenso
A tensão da matéria
Estranhas concordâncias do diálogo
Conclusão
Posfácio
The city in your/our maze: moving on / A cidade em seu/nosso labirinto: seguindo em frente
Referências
NOTÍCIAS
Hoje é comemorado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador científico, data criada para incentivar a atividade científica no país, e a PUCPRESS,
Você já parou para pensar o que seria das nossas grandes metrópoles sem um planejamento urbano adequado? Quando pensamos nessa questão, fica até mais
Indexada ao Scopus, a Revista de Filosofia Aurora acaba de entrar para um dos indexadores mais importantes do mundo! Mas o que são indexadores científicos?
Atendimento
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
pucpress@pucpr.br | +55 (41) 9 9860-2728
PUCPRESS | A EDITORA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ