
SINOPSE
Pesquisa científica. Embora os assuntos que mais venham à tona sejam relacionados à ética na experimentação animal e nas pesquisas com humanos, a Ética na pesquisa científica é um tema muito mais presente no cotidiano do que podemos imaginar. Pedir para o colega incluir seu nome em um trabalho do qual você não participou, apropriar-se do conteúdo de outro autor na sua obra, manipular dados e informações de pesquisa influenciando o resultado, entre outros, são comportamentos no campo da pesquisa que ferem a moralidade humana e por isso são passíveis de julgamento ético.
Nesta obra, Thiago Rocha da Cunha, Léo Peruzzo Júnior e Jussara Maria Leal de Meirelles tratam sobre a ética em pesquisa em seu âmbito geral, ampliando as discussões por vezes restritas às questões relativas a experimentos com humanos ou animais, mas ampliando a visão acerca do agir ético do pesquisador frente ao objeto do seu conhecimento, seja ele teórico ou empírico.
Discorrendo sobre a história da ciência moderna, desde a problematização de sua origem, até sua relação com a ética e com os problemas contemporâneos, tais como aqueles associados ao elo da ciência com a tecnologia, o compartilhamento de benefícios e os impactos ambientais momentâneos e para as futuras gerações, os autores conduzem de forma prática a ética nas principais fases da pesquisa acadêmica, desde a organização do projeto e definição da amostra, até o tratamento e a publicação dos dados.
Ao abordar assuntos cotidianos como plágio, conflitos de interesses, escrita fantasma (ghost writer) e publicação de dados não-favoráveis, a obra orienta sobre a conduta ética em cada um dos casos e se encerra com uma oportunidade de autoavaliação sobre os conhecimentos que assegura que a sua pesquisa nunca mais correrá riscos relacionados à moral e à ética.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 20.7 x 27.5 cm
Páginas: 69
Ano: 2018
E-book
Formato: epub
Páginas: 98
Ano: 2018
Referência
CUNHA, T. R.; PERUZZO JUNIOR, L.; MEIRELLES, J. M. L. (orgs.). Ética na pesquisa científica. v. 1. Curitiba: PUCPRESS, 2018. 74P. (Coleção ética em pesquisa).
AUTOR
Léo Peruzzo Júnior
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do Centro Universitário Franciscano do Paraná (UNIFAE/PR). Editor da Aurora Journal of Philosophy. Pesquisa os seguintes temas: Metaética, Representação Mental do Conteúdo Moral, Filosofia da Linguagem e da Mente e Filosofia do Direito.
Jussara Maria Leal de Meirelles
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, com Mestrado e Doutorado em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná e Pós-Doutorado no Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra. Professora Titular de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Econômico e Socioambiental (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Bioética (Mestrado), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Procuradora Federal aposentada. Com ênfase no Direito Civil, atua principalmente nos seguintes temas: Biodireito e Desenvolvimento Social, Aspectos Jurídicos da Reprodução Humana Assistida, Erro Médico e Responsabilidade Civil, Dignidade do Paciente, Terapia Celular, Vida Humana Embrionária, Meio Ambiente e Saúde Mental, dentre outros.
Thiago Rocha da Cunha
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética e Professor Adjunto da Graduação em Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/PUCPR “Bioética, Saúde Pública Global e Direitos Humanos”. Pós-Doutor em Bioética pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (PPGBioética/FS/UnB). Diretor da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB). Membro fundador da Red Universitaria para la Integración Regional en Salud (REDUNIRSalud); Membro do Comitê Assessor para a Rede Latino-Americana e do Caribe de Bioética da Unesco (REDBioética) e Membro da Red Latinoaméricana y del Caribe de Educación en Bioética (REDLACEB). Pesquisador associado ao Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS/Fiocruz). Pesquisador do Observatório de Políticas Públicas Módulo Integração Regional da Universidade de Avellaneda, Argentina. Doutor e Mestre em Bioética com concentração em Saúde Pública pelo PPGBioética/FS/UnB. Especialista em Bioética pela Cátedra Unesco de Bioética (UnB/DF). Bacharel
em Biomedicina pelo Centro Universitário de Votuporanga (Unifev/SP). Pesquisa temas ligados à Bioética, Saúde Global, Ética na Pesquisa envolvendo Seres Humanos, Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Introdução
Ética na Pesquisa Científica
Ética na pesquisa não acadêmica
Integridade na pesquisa: do planejamento à publicação
Publicação de dados não-favoráveis
Ética na publicação científica
Responsabilidade social na pesquisa
Conflitos de interesses na produção científica
Responsabilidade ambiental e proteção das gerações futuras
Considerações finais
Bibliografia consultada
Sobre os autores
NOTÍCIAS
Hoje é comemorado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador científico, data criada para incentivar a atividade científica no país, e a PUCPRESS,
Você já parou para pensar o que seria das nossas grandes metrópoles sem um planejamento urbano adequado? Quando pensamos nessa questão, fica até mais
Indexada ao Scopus, a Revista de Filosofia Aurora acaba de entrar para um dos indexadores mais importantes do mundo! Mas o que são indexadores científicos?
Atendimento
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
pucpress@pucpr.br | +55 (41) 9 9860-2728
PUCPRESS | A EDITORA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ