Trabalho do professor e saberes docentes

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Não Disponível

SINOPSE

Trabalho do professor e saberes docentes – O professor que atua em todos os níveis de ensino enfrenta as exigências da sociedade do conhecimento, em especial no que se refere à formação que propicie a renovação da prática pedagógica.
A proposição da educação de qualidade para todos tem se transformado num dos grandes desafios para a formação inicial e continuada de professores no Brasil.
Assim, este livro, em segunda edição, propõe-se a contribuir para estudos e debates indispensáveis à formação do professor na sociedade contemporânea.
Ao leitor oferecemos reflexões e pesquisas de autores nacionais e internacionais sobre trabalho do professor e saberes docentes, em três eixos: trabalho docente e saberes; trabalho docente na representação de alunos; trabalho docente e formação inicial e continuada.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 9 x 12 cm
Páginas: 269
Ano: 2012

Referência
ENS, R. T.; VOSGERAU, D. S. R.; BEHRENS, M. A. Trabalho do professor e saberes docentes. Curitiba: PUCPRESS, 2012.

AUTOR

Romilda Teodora Ens
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1971), graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1981) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Pós doutoramento pela Universidade do Porto (2018) Atualmente, é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas (FCC), participando do CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação). Lidera o grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais na PUCPR, que integra a Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC.Participa da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos em Política Educativa ? ReLePe e da rede de pesquisadores de grupo de pesquisa na PUC/SP-NEARS (Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais). Atua e desenvolve pesquisas em políticas educacionais, formação de professores, profissionalização docente e representações sociais. Atua e desenvolve pesquisas em políticas educacionais, formação de professores, profissionalização docente e representações sociais na PUCPR e como membro do CIERS-ed, da Fundação Carlos Chagas. Ministra as disciplinas: Políticas docentes e trabalho de professores; Educação e Representações Sociais. Bolsista Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária.

Dilmere Sant’Anna Ramos Vosgerau
A pesquisadora possui Graduação em Informática (UFPR), Graduação em Pedagogia (Unisul), Especialização em Desenvolvimento de Sistemas (PUCPR), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Doutorado em Ciências da Educação – opção: Tecnologias Educacionais pela Universidade de Montréal – Canadá (2005). Durante seu período de 4 anos no Canadá atuou como professora Assistente da disciplinas Métodos Qualitativos em Educação sob a tutela do prof.Dr. Jean-Marie Van der Maren e participou de diversos projetos como Analista de Dados, entre eles o projeto InfoRoute-Gestion du Savoir – Ministério de Educação do Quebec. Também obteve bolsa de excelência da Université de Montréal, sendo posteriormente bolsista do CNPq. Atua como professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e como conselheira pedagógica e pesquisadora do Centro de Ensino e Aprendizagem da PUCPr – CrEAre. Lidera o Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides). É pesquisadora Internacional do CriFPE – Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante/Canadá. É membro da Associação de Pesquisa Qualitativa do Québec. É consultora internacional para o software para análise de dados Qualitativos ATLAS.ti e participa como coordenadora do Laboratório de Análise de Dados Qualitativos ATLAS.ti/PUCPR da Red de Laboratorios de investigación cualitativa auspiciados por ATLAS.ti en América Latina. Desde 2009 faz parte do grupo de especialistas convidados para discutir e validar a série de Pesquisa TIC-Educação conduzidas pelo CETIC -Centro Regional para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Ao retornar de seu doutorado criou e coordenou o Projeto Cri@tividade, uma pesquisa-ação-formação, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, no período de 2005 a 2009, tem por finalidade a formação dos professores da Educação Básica para a integração curricular das tecnologias. Obteve recursos do CNPq para criar o protótipo de Observatório de Inovações de Práticas de Ensino e de Aprendizagem que foi implementado e lançado em 2018 (http://observatoriodepraticas.com.br/sobre-o-observatorio/). Com a parceria estabelecida entre a PUCPR-ATLAS.ti Américas, criou o Laboratório de Análise de Dados Qualitativos e o núcleo de Apoio em Análise de Dados em Pesquisas Qualitativas, que tem fornecido apoio a estudantes de diferentes programas por meio de atendimentos individualizados, palestras e cursos de Análise de Dados Qualitativos em outras Universidades. Suas pesquisas focalizam principalmente as seguintes áreas: formação pedagógica do professor do ensino superior; desenvolvimento de currículo por competências; integração das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem; métodos qualitativos; uso de softwares para a análise de dados qualitativos; processos para revisão sistemática e mais recentemente o desenvolvimento de um referencial de competências para a formação do pesquisador.

Marilda Aparecida Behrens
Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973),Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-Doutora pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal orientado pela Profª Drª Ariana Cosme. Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. Dentre outras atividades destaca a docência No Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Exerceu funções na gestão superior por 25 anos na PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de professores, prática pedagógica, paradigmas e metodologias inovadoras. Coordena o GRUPO PEFOP- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores e atua como vice pesquisadora no grupo PRAPETEC-Prática Pedagógicas com Tecnologias. Coordena uma REDE de Pesquisa em Formação de professores do Brasil e de Portugal, que investiga novos paradigmas da educação, dos quais, destacam-se o paradigma da complexidade e a transdisciplinaridade (MORIN), e da educação transformadora (FREIRE). Coordena a rede pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR, com envolvimento da Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Universidade Aberta de Portugal incluindo outros grupos de pesquisa brasileiros, como a Universidade Federal do Paraná-UFPR, a Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR-União da Vitória. Pesquisadora e avaliadora parecerista do CNPq com pesquisa aprovada. Pesquisadora Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

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SUMÁRIO

O trabalho docente e saberes do professor

Parte I – Trabalho docente e saberes

O que é o saber da experiência no ensino?

Os saberes docentes e a prática de ensino: a escola como locus central da formação inicial

Saberes e trabalho do professor: que aprendizagem? que formação?

O saber pedagógico do professor – no caminho da alteridade

Parte 2 – Trabalho docente na representação de alunos

O trabalho docente: um estudo em rede de pesquisadores sob a perspectiva psicossocial

O trabalho do professor nas representações sociais de alunos de licenciatura em pedagogia e biologia

Ser professor de crianças: algumas contribuições para o estudo das representações sociais sobre o trabalho do professor

Parte 3 – Trabalho docente e formação inicial e continuada

Gestão do conhecimento: o desafio da formação inicial e continuada de professores

Paradigmas inovadores na aprendizagem para a vida: o saber e o fazer pedagógico dos professores

A formação de futuros professores: para além da tradição acadêmica

O estágio nos cursos de licenciatura

Pedagogo, formação e trabalho: políticas e demandas contemporâneas

A interseção entre formação inicial e continuada: uma proposta de formação para a integração das TIC

Sobre os autores

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