Representações sociais: fronteiras, interfaces e conceitos

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EBOOK

Valor:

Não Disponível

SINOPSE

Apoiada em uma perspectiva psicossocial, esta obra apresenta estudos realizados no âmbito do programa de pesquisa sobre trabalho docente desenvolvido pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) do Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da Fundação Carlos Chagas (FCC – Brasil). A imagem mais representativa desse programa de pesquisa, no qual um dos desafios iniciais foi articular os mais de 30 grupos associados ao CIERS-ed, é a de uma flor cujo miolo simboliza o objeto de investigação (trabalho docente) e as pétalas fazem referência a cada um dos grupos. Essa configuração garantiu, concomitantemente, a possibilidade de uma análise coletiva, sem descartar a realização de estudos específicos, de modo a ampliar o escopo do programa. Os textos aqui publicados, norteados pela teoria das representações sociais, apresentam aproximações, fronteiras, interfaces e contextos da TRS com Vygotsky, Bourdieu, Lefebvre, Freud, Lacan, Abric, história das mentalidades, teoria da complexidade de Morin e a compreensão de subjetividade na obra de Moscovici, oferecendo, ao leitor, alternativas de estudo e aprofundamento da investigação em uma perspectiva psicossocial.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 235
Ano: 2013

Referência
ENS, R. E.; VILLAS BÔAS, L. P. S.; BEHRENS, M. A. (Orgs.). Representações sociais: fronteiras, interfaces e conceitos. v. 8. Curitiba: PUCPRESS, 2013. (Coleção Formação do Professor).

AUTOR

Lucia Pintor Santiso Villas Bôas
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1996), Licenciatura Plena em História pela Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e Pós-Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2010, EHESS, França). Atualmente, é Diretora-Vice-Presidente Operacional da Fundação Carlos Chagas, Coordenadora da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente (FCC), responsável científica da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici (FCC/Consulado Geral da França em São Paulo) e docente/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais, ambos da Universidade Cidade de São Paulo. Participa ainda como membro do Conselho Científico do Réseau Mondial Serge Moscovici (REMOSCO/EHESS, França), da Chair UNESCO Formation et pratiques professionnelles (Cnam, França) e da coleção “La professionnalisation, entre travail et formation” da Presses Universitaire de Rouen et du Havre (França). É membro do GT Representações Sociais da ANPEPP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, representação social, formação e profissionalização docente.

Romilda Teodora Ens
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1971), graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1981) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Pós doutoramento pela Universidade do Porto (2018) Atualmente, é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas (FCC), participando do CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação). Lidera o grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais na PUCPR, que integra a Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC.Participa da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos em Política Educativa ? ReLePe e da rede de pesquisadores de grupo de pesquisa na PUC/SP-NEARS (Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais). Atua e desenvolve pesquisas em políticas educacionais, formação de professores, profissionalização docente e representações sociais. Atua e desenvolve pesquisas em políticas educacionais, formação de professores, profissionalização docente e representações sociais na PUCPR e como membro do CIERS-ed, da Fundação Carlos Chagas. Ministra as disciplinas: Políticas docentes e trabalho de professores; Educação e Representações Sociais. Bolsista Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária.

Marilda Aparecida Behrens
Pedagoga pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora na graduação em Pedagogia e Pós-graduação em Educação no Mestrado e Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Lidera dois grupos de pesquisa: Paradigmas Educacionais e Formação de Professores (PEFOP) e Formação Pedagógica de Professores em Diferentes Níveis e Contextos. Focaliza suas pesquisas na formação pedagógica de professores universitários no paradigma da complexidade e seus desdobramentos.

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SUMÁRIO

Apresentação

A compreensão de subjetividade na obra de Moscovici
Clarilza Prado de Souza e Adelina de Oliveira Novaes

A teoria das representações sociais e a psicologia de Vygotsky: o significado de uma análise comparativa
José Antônio Castorina

Teoria de representações sociais e história das mentalidades: a transversalidade do conceito de representação
Lúcia Pintor Santiso Villas Bôas e Orlando Villas Bôas Filho

Representações sociais e visão complexa: interfaces e fronteiras entre as proposições de Serge Mascovici e Edgar Morin
Romilda Teodora Ens e Marilda Aparecida Behrens

Representações sociais: aproximações/fronteiras entre Bourdieu e Moscovici
Maria de Fátima Barbosa Abdalla

Representações sociais e representações do sujeito: dialogando com Moscovici e Lefebvre
Sonia Teresinha de Souza Penin e Sheila Roberti

Teoria das representações sociais e teoria do núcleo central: contexto e interfaces
Elsa Maria Mendes Pessoa Pollin e Romilda Teodora Ens

O banquete: fronteiras de afeto entre Moscovici, Freud e Lacan
Maria de Lourdes S. Ornellas, Carla Verônica A. Almeida e Márcia Tereza F. Almeida

Sobre os autores

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