Piaget e Vygotski – Um diálogo inacabado

SINOPSE

Na obra Piaget e Vygotski: um diálogo inacabado, as incompatibilidades entre esses dois importantes ícones da psicologia educacional são trazidas à baila, dentre elas: a abordagem individualista de Piaget versus o método dialético-histórico-social de Vygotski.

O livro, agora em sua segunda edição, destaca os elementos teórico-práticos piagetianos e vygotskianos, oferecendo-se como valioso contributo para a área da educação (especialmente para professores e professoras que atuam na educação básica), uma vez que estabelece um vínculo com a práxis pedagógica e a formação psicológica da criança.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso/ E-book

Edição: 02

Volume: 01

Páginas:

Ano de Publicação: 2024

 

MESQUIDA, Peri. Piaget e Vygotski: um diálogo inacabado. Curitiba: PUCPRESS, 2024.

AUTOR

Peri Mesquida

Doutor em Ciências da Educação e Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com ampla experiência nas áreas de Educação, Filosofia e Sociologia.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Prefácio

Introdução

  1. Vygotski cerca Piaget

1.1. Preparando o cerco: A epistemologia do método

1.2. Vygotski e Piaget: o cerco

1.3. Vygotski e a educação: o flanco aberto de Piaget

  1. Piaget e Vygotski: o contra-ataque

2.1. O primeiro dardo: egocentrismo cognitivo

2.2. O segundo dardo: a linguagem egocêntrica

2.3. Furando o cerco: conceitos espontâneos, aprendizagem escolar e conceitos científicos

2.4. A aproximação: operações e generalizações

III. Munição para alimentar o diálogo: aspectos da aprendizagem escolar em Piaget e em Vygotski

3.1. Piaget na escola: pisando em campo minado

3.2. Esquemas ou as “situações” da luta

3.3. O Social: aprendendo com o Outro?

3.4. A escola de Vygotski: o campo complexo da cultura

3.5. O social: de mãos dadas com a História

3.6. Zona de desenvolvimento proximal ou a atualização do futuro

Considerações finais

Referências

OUTRAS PUBLICAÇÕES