O estrategista na pequena empresa: da ação empreendedora à estratégia

SINOPSE

Quando lançada a primeira edição, em 2000, a administração estratégica, enquanto área de conhecimento, estava passando por um período de expansão quantitativa e qualitativa expressiva no Brasil. No entanto, naquele momento, pouco esforço de pesquisa se concentrava nas empresas de menor porte e no empreendedorismo.

Atualmente, mais de duas décadas depois, a situação é muito diferente. Estratégia em pequenas empresas e empreendedorismo são temas amplamente investigados na academia brasileira. Apesar dos avanços recentes nos temas, o contexto das empresas de menor porte ainda é o espaço preferencial para buscar explicações sobre o processo de formação de estratégia que considerem questões associadas às características de seus dirigentes, além do contexto em que operam.

Este livro é dirigido principalmente para os programas de pós-graduação em Administração e áreas afins do Brasil. Todavia, a leitura deste livro pode, também, auxiliar empreendedores na criação e desenvolvimento de pequenas empresas. Penso que os temas nele tratados, embora em um linguajar mais acadêmico, podem ser úteis às pessoas que se aventurarem em um projeto empreendedor.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 211
Ano: 2022

E-book
Formato: epub
Páginas: 211
Ano: 2022

Referência
GIMENEZ, Fernando Antonio Prado. O estrategista na pequena empresa:
da ação empreendedora à estratégia. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: PUCPRESS, 2022.

AUTOR

Fernando Antonio Prado Gimenez
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo e doutorado pela Manchester Business School – University of Manchester e especialização em Cinema pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atualmente é professor titular do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, estratégia, políticas públicas de fomento ao empreendedorismo e pequena empresa, políticas públicas do audiovisual, administração e liderança criativa. Atualmente é presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Prefácio à segunda edição

Apresentação

Introdução

1 Empreendedorismo

2 Estratégia: conteúdo, processo e prática

3 Grupos estratégicos e estratégias genéricas

4 Pequena empresa e estratégia

5 Estilos cognitivos

6 As abordagens de pesquisa

7 Explorando escolhas estratégicas

8 Escolhas estratégicas, turbulência ambiental e estilo cognitivo

9 Além da cognição: empreendedorismo, formação da estratégia e configurações

À guisa de conclusão

Posfácio

Referências

OUTRAS PUBLICAÇÕES