
SINOPSE
Morte no Brasil. Independente do nosso entendimento sobre a morte, o final, uma passagem ou o recomeço, ela sempre vem acompanhada de um aparato cultural: processos, etapas, documentos, costumes e crenças. Embora, costumeiramente, não nos questionemos sobre a forma como esse aparato se formou, sabemos que ele carrega fortes aspectos da cultura local.
Em alguns países é normal que aconteçam celebrações de despedidas com festas, comes e bebes, enquanto outras culturas celebram a sua chegada na mesma intensidade em que celebram a chegada da vida. Aqui no Brasil, por exemplo, nunca nos provocamos a entender como surgiram os cemitérios, criando verdadeiras cidades dos mortos em meio às cidades dos vivos, ao invés de enterrar nossos entes nas igrejas como antigamente.
A morte no Brasil é fruto da pesquisa de Ricardo Luiz de Souza sobre o percurso histórico dos rituais e procedimentos ligados à morte na sociedade brasileira, que vai desde a agonia até a criação de cemitérios, passando por temas como a elaboração de inventários e testamentos, o funeral e o luto e o sepultamento.
Especialista em estudos sobre a alma, seus sentidos e caminhos, ao longo da obra, Ricardo nos conduz também pela análise da morte enquanto evento simbólico, entendendo as simbologias relacionadas ao morto e sua alma, bem como o imaginário brasileiro relacionado à crença em seres e almas do outro mundo, além de refletir sobre a forma como a morte foi representada no cotidiano da população brasileira a partir de ritos, crenças e comportamentos que a expressaram, bem como expressaram os medos e esperanças a ela relacionados.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
E-book
Formato: epub
Páginas: 181
Ano: 2020
Referência
SOUZA, R. L. A morte no Brasil. Curitiba: PUCPRESS, 2020.
AUTOR
Ricardo Luiz de Souza
Mestre em Sociologia pela UFMG, Doutor em História pela UFMG e Pós-Doutor em História pela UNESP. Professor da FAMINAS e UNIFEMM – Centro Universitário de Sete Lagoas.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1
AGONIA, TESTAMENTO E MEMÓRIA
CAPÍTULO 2
O LUTO, O FUNERAL E O SEPULTAMENTO
CAPÍTULO 3
CEMITÉRIOS
CAPÍTULO 4
DEPOIS DA MORTE
REFERÊNCIAS
NOTÍCIAS
Hoje é comemorado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador científico, data criada para incentivar a atividade científica no país, e a PUCPRESS,
Você já parou para pensar o que seria das nossas grandes metrópoles sem um planejamento urbano adequado? Quando pensamos nessa questão, fica até mais
Indexada ao Scopus, a Revista de Filosofia Aurora acaba de entrar para um dos indexadores mais importantes do mundo! Mas o que são indexadores científicos?
Atendimento
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
pucpress@pucpr.br | +55 (41) 9 9860-2728
PUCPRESS | A EDITORA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ