Tractatus 100: Revisitando a Obra de Wittgenstein

SINOPSE

Tractatus 100: revisitando a obra de Wittgenstein

Este livro reúne reflexões atuais de pesquisadores e pesquisadoras dedicados a variados aspectos da filosofia de Ludwig Wittgenstein, em celebração ao centenário do Tractatus Logico-Philosophicus, e corrobora não apenas a persistente relevância do livro para a filosofia contemporânea como também a proficuidade de suas temáticas e de suas lições metodológicas. As diferentes abordagens dos autores e das autoras presentes elucidam ainda a complexidade exegética da obra e as profundas imbricações filosófico-culturais, linguísticas, literárias e críticas que atravessam o pensamento do filósofo austríaco. De Kierkegaard a Kraus, do místico à lógica, da ética ao silêncio, do solipsismo ao contrassenso, os textos deste volume ampliam e aprofundam as camadas interpretativas e analíticas sobre uma das mais importantes obras filosóficas do século XX.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 288
Ano: 2022

E-book
Formato: epub
Páginas: xxx
Ano: 2022

Referência
DALL’AGNOL, Darlei; PERUZZO JÚNIOR, Léo; SATTLER, Janyne (org.). Tractatus 100:
revisitando a obra de Wittgenstein. Curitiba: PUCPRESS: EdUFSC, 2022. 288 p.

AUTOR

Darlei Dall’Agnol
É professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina e dedica-se, em especial, à área de Ética. Tem doutorado em filosofia (PhD) pela University of Bristol (UK, 2001). Publicou vários artigos e livros sobre o pensamento de Wittgenstein, incluindo: Ética e linguagem: uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein; Seguir regras: uma introdução às investigações de Wittgenstein. Desde 2004 é pesquisador do CNPq.

Léo Peruzzo Júnior
É professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, da FAE Centro Universitário e da Faculdade Vicentina (Favi). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutor em Filosofia pela Università Ca’ Foscari, Venezia, Itália. É editor-chefe da Aurora Journal of Philosophy. Além do Brasil, realizou conferências na Espanha, em Portugal, na Itália, na Coreia do Sul, no México, no Peru e na Argentina. É autor de vários artigos e livros, dentre os quais estão: Realidade, linguagem e metaética em Wittgenstein (PUCPRESS, 2018); O que pensam os filósofos contemporâneos (PUCPRESS, 2017); Wittgenstein: Perspectivas (CRV, 2020).

Janyne Sattler
É docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutora em Filosofia pela Université du Québec à Montréal (2011), possuindo pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – 2011-2012). Pesquisadora do Núcleo de Ética e Filosofia Política (NÉFIPO) e do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC, coordenadora do Grupo de Estudos em Reflexão Moral Interdisciplinar e Narratividade (GERMINA) e do Projeto Uma Filósofa por Mês. Membra do GT de Filosofia e Gênero da ANPOF. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia na Universidade Federal de Santa Maria e na Universidade da Fronteira Sul, em Chapecó. Atua especialmente nos temas seguintes: ética e estética em Wittgenstein; literatura e filosofia; filosofia feminista; estudos de gênero e feminismos.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Apresentação

A presença de Russel no pensamento de Wittgenstein

Impressões sobre o Tractatus Logico-Philosophicus

Tractatus Logico-Philosophicus: limites e amplitude do conhecimento

O sentido positivo do contrassenso: uma leitura do Tractatus, de Wittgenstein, contra a ideia do autorrepúdio

O valor do silêncio: sobre o que & como se deve calar

Os sons do silêncio. Observações sobre a importância do inefável no Tractatus Logico-Philosophicus

Os sistemas de pontos materiais de H. Hertz e a ontologia do Tractatus de L. Wittgenstein

O sem sentido não é um contrassenso: uma análise das ocorrências de “Sinnlos

Tractatus, 6.37517

A constituição serial do sentido

Solipsismo e os limites do sentido no Tractatus

Wittgenstein e o Solipsismo: um velho nome para um novo problema

O Tractatus e a indiferença de Deus com relação ao mundo: notas sobre o aforisma 6.432

O Kierkegaard Krausiano de Wittgenstein à época do Tractatus

Breves observações sobre o sentimento místico no Tractatus Logico-Philosophicus e seus desdobramentos na obra de Wittgenstein

Sobre os autores

OUTRAS PUBLICAÇÕES