A Lógica dos Estoicos

IMPRESSO

Valor:

Esgotado – R$ 20,00

EBOOK

Valor:

Não Disponível

SINOPSE

A presente obra oferece uma visão introdutória à lógica dos estoicos. Num primeiro momento, aborda a questão do desprezo ou descaso de alguns historiadores da lógica em relação ao sistema lógico-formal desenvolvido pelos filósofos do Pórtico. Para reconstruir uma historiografia da lógica que valorize a contribuição estoica, o texto analisa, em seguida, as principais posições de filósofos e lógicos que vislumbram o alcance e a importância da lógica dos estoicos para o desenvolvimento posterior da lógica ocidental, sobretudo no que diz respeito à lógica das proposições. Por fim, para os interessados em aprofundar o sistema de notação formal, o texto traz as principais questões da lógica de proposições apresentada pelos estoicos.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 8 x 10 cm
Páginas: 78
Ano: 2010

Referência
BASTOS, C. L.; OLIVEIRA, P. E. A lógica dos estoicos. Curitiba: PUCPRESS, 2010.

AUTOR

Cleverson Leite Bastos
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1980), mestrado em Lógica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e estágio de pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professor do Curso de Direito da Faculdade de Educação Superior do Paraná – FESP.

Paulo Eduardo de Oliveira
Educador e Filósofo, com carreira de 30 anos em atividades docentes, administrativas e de formação de professores, em instituições de educação básica e de ensino superior, da graduação à pós-graduação lato e stricto sensu.  Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia, ética, epistemologia, filosofia da linguagem, filosofia da ciência, filosofia da educação, relação entre filosofia e educação, produção do conhecimento científico. Na área de formação de professores, atua em diversos temas, com destaque para as “metodologias ativas de aprendizagem”.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Apresentação

Introdução

1 – Aspectos historiográficos

2 – Considerações sobre as fontes

3 – Aproximações de caráter não-formal

4 – Aspectos formais da lógica estoica

Referências

Referências complementares

OUTRAS PUBLICAÇÕES