Prismas: visões da literatura na contemporaneidade – Estudos literários e da linguagem

IMPRESSO

EBOOK

Valor:

Não Disponível

SINOPSE

Estudos literários – A prática leitora é vital para a promoção da saúde intelectual do indivíduo e da comunidade. Mais que a prática, a competência leitora garante inserção social e profissional que faz os educadores voltarem-se para a área da leitura, a fim de desenvolvê-la junto a seus alunos. Assim, os artigos que compõem esta obra focam sua atenção sobre a leitura por meio das reflexões aqui propostas. Essas reflexões envolvem a compreensão de textos literários pluriculturais, a percepção de multimodalidades discursivas e o acesso a gêneros textuais em língua materna e em língua estrangeira – em uma era de globalização. Tais temas são neste livro abordados em dois momentos: nos Estudos de Leitura na Literatura e nos Estudos de Leitura na Linguística e na Linguística Aplicada.
Na parte dedicada à relação entre leitura e literatura, os artigos destacam: a atividade do professor formador de leitores, a relevância da leitura literária em sua especificidade e a importância da seleção dos textos literários por parte do professor; discutem-se as poéticas narrativas contemporâneas, observando a complexidade da representação dos processos de rememoração na pós-modernidade; provoca-se a revisão de parâmetros e conceitos teóricos na leitura de obras indígenas brasileiras; e desafia-se o leitor a refletir sobre o diálogo Literatura-Artes Visuais, a fim de promover também o multiletramento.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 10 x 15 cm
Páginas: 179
Ano: 2012

Referência
THIÉL, J. C. Prismas: visões da literatura na contemporaneidade – Estudos literários e da linguagem.
Curitiba: PUCPRESS, 2012.

AUTOR

Janice Cristine Thiél
Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Paraná (1984), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1989) na área de literatura, Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2006) na área de Estudos Literários e Pós-Doutorado em Letras pela UFPR (2018) na linha de pesquisa Literatura e Outras Linguagens. Possui ainda Especialização (Lato Sensu) em História Contemporânea e Relações Internacionais pela PUCPR (2016). Atualmente é professora titular da cadeira de literatura, da área de Letras, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou como professora do Mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade de 2010 a 2012. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: alteridade, literatura indígena, literaturas de língua inglesa, leitura, multiletramento, tradução e estudos culturais

Cristina Yukie Miyaki
Possui pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017), doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1996), especialização em Gestão e Liderança Universitária pela PUCPR (2014), e graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1989). É docente da graduação em Letras e dos cursos de lato sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e professora Adjunto nível III da mesma instituição. Foi coordenadora do Núcleo de Línguas PUCPR no período de 2004 a 2008, e coordenadora das graduações em Letras da PUCPR no período de 2009 a 2014. Participa da organização do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa da mesma instituição. É líder do grupo de pesquisa Teorias e Análises da Linguagem e Linguística Aplicada (CNPQ/PUCPR, desde 2003). Tem experiência nas áreas de socio e psicolinguística, léxico, morfologia distribuída e sintaxe gerativa. Atua principalmente nos seguintes temas: estudos morfossintáticos, léxico, ensino de leitura e escrita, letramento acadêmico.

Marcelo Franz
Possui graduação em Letras Português Francês pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto a, Classe a nível 1 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira e Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: memória e romance, ficção contemporânea, temporalidade, pós-modernidade.

Cátia Toledo Mendonça
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1987), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2000) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professora adjunto C da UNESPAR, Campus Paranaguá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Infantojuvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil, leitura, literatura juvenil e formação do professor. Tem dado assessoria pedagógica a diversos estabelecimentos de ensino, enfatizando a importância da leitura literária no Ensino Fundamental. É líder do grupo de pesquisa Leitura, Literatura e Formação do Leitor.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Apresentação

Parte I – Estudos de leitura na literatura

A leitura literária e a formação do leitor nas escolas brasileiras

Memória vivida, memória lida: a ficção memorialística e a interferência da leitura

Leituras, desleituras e releituras das textualidades indígenas brasileiras do século XX

Poty e Guimarães: leituras do diálogo entre o verbal e o não verbal em Sagarana

Parte II – Estudos da leitura na linguística e na linguística aplicada

Leitura na escola brasileira: atividade inscrita, inerente a um projeto

Estratégias e otimização de leitura em língua inglesa

A leitura do significado

Como criar atividades leitoras mais eficientes nas aulas de língua estrangeira

Pluralidade cultural e estratégias de leitura

Sobre os autores

OUTRAS PUBLICAÇÕES