
SINOPSE
Tendências Contemporâneas
Uma rápida digressão histórica nos mostra que a investigação da cognição é uma coleção de fartas metáforas. Enquanto Descartes, por exemplo, afirmava que o corpo é tudo aquilo que pode ser limitado por alguma figura e que o pensamento é um atributo intrínseco ao sujeito, Hume escreverá que “a mente é um teatro constituído por percepções distintas e sucessivas”. Esse interregno dualista, portanto, calcado naquilo que Putnam considerou uma espécie de “ditadura platônica”, induziu-nos constantemente a pensar que mente e corpo são duas realidades distintas e, quiçá, irreconciliáveis. Nosso interior seria acessível apenas ao seu próprio sujeito, sendo sua natureza emancipada de características como extensão, corruptibilidade, entre outras. O fato é que essa imagem de cognição, até o final do século XIX, acabou enfeitiçando a arquitetura das explicações científicas, inclusive aquelas de caráter biológico. Admitir, então, que a marca do biológico pudesse englobar nossas presunções metafísicas significou um sério risco às várias Ciências, entre as quais estavam a Antropologia, a Química e a Psicologia. […] Nos próximos anos, com o desenvolvimento esperado de ferramentas de realidade aumentada, de deep learning, machine learning, e com as propostas de modificação genética do corpo humano, a filosofia e as ciências cognitivas precisarão continuar, agora em terrenos cada vez mais voláteis, os debates acerca da natureza da mente humana. É possível que, em se falando de cognição, as perguntas verdadeiramente importantes ainda estejam por ser feitas.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 379
Ano: 2022
E-book
Formato: epub
Páginas: 519
Ano: 2022
Referência
PERUZZO JÚNIOR, Léo; CANDIOTTO, Kleber; KARASINSKI, Murilo (org.). Tendências contemporâneas de filosofia da mente e ciências cognitivas. Curitiba: PUCPRESS, 2022.
AUTOR
Léo Peruzzo Júnior
Pós-Doutor em Filosofia pela Università Ca’ Foscari, Venezia. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, da FAE Centro Universitário e da Faculdade Vicentina de Filosofia – FAVI. Pesquisador na área de Filosofia da Linguagem e Filosofia da Mente.
Kleber Bez Birolo Candiotto
Doutor em Filosofia pela UFSCar e Graduado em Filosofia e em Direito pela PUCPR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR na linha de pesquisa Ontologia e Epistemologia.
Murilo Karasinski
Doutor em Filosofia pela PUCPR e Graduado em Direito pela PUCPR. Professor do Curso de Filosofia da PUCPR. Pesquisador da área de Inteligência Artificial, Cognição e Melhoramento Humano.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Apresentação
Os organizadores
Descartes e a questão da consciência
Claudinei Luiz Chitolina
Cognição e linguagem
Luiz Henrique de Araújo Dutra
O problema mente-cérebro e o fisicalismo contemporâneo: obstáculos teóricos e desafios filosóficos
Julio César Martins Mazzoni
O fisicalismo de Smart e a questão da redutibilidade da consciência à matéria
Amanda Luiza Stroparo e Léo Peruzzo Júnior
David Armstrong e o estatuto dos fenômenos mentais
Tárik de Athayde Prata
Inconsistências teóricas relacionadas ao materialismo eliminativo quando analisado sob a luz da filosofia da mente de Thomas Nagel
José Aparecido Pereira
Funcionalismo
Max R. Vicentini
Enativismo, Psicologia Perceptual e Aracnídeos: novos e melhores rumos na Filosofia da Mente.
Gabriel Jucá de Hollanda
O problema da Ilusão: uma breve introdução e defesa da teoria ilusionista de Keith Frankish
Gustavo Leal Toledo e Maria Luiza Iennaco de Vasconcelos
Qualidades sensoriais e materialismo na Filosofia da Mente
Osvaldo Pessoa Jr.
Fodor e a modularidade da mente: fundamentos e perspectivas
Kleber Bez Birolo Candiotto
Notas sobre o Naturalismo Biológico de John Searle
Maxwell Morais de Lima Filho e José Gladstone Almeida Júnior
David Chalmers e o mundo zumbi
Marco Aurélio Sousa Alves
Andy Clark: a mente que se mistura ao corpo e ao mundo
Amanda Luiza Stroparo
Hipercognição, transumanismo e pós-humanismo
Murilo Karasinski
Mente incorporada: Ciência Cognitiva, experiência humana e ambiente
Léo Peruzzo Júnior
NOTÍCIAS
Hoje é comemorado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador científico, data criada para incentivar a atividade científica no país, e a PUCPRESS,
Você já parou para pensar o que seria das nossas grandes metrópoles sem um planejamento urbano adequado? Quando pensamos nessa questão, fica até mais
Indexada ao Scopus, a Revista de Filosofia Aurora acaba de entrar para um dos indexadores mais importantes do mundo! Mas o que são indexadores científicos?
Atendimento
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
pucpress@pucpr.br | +55 (41) 9 9860-2728
PUCPRESS | A EDITORA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ