O futuro é smart: Como as novas tecnologias estão redesenhando os negócios e o mundo em que vivemos

SINOPSE

Cidades inteligentes.

Pelo celular, que já é um telefone inteligente (smartphone) você liga a casa inteira. Programa a cafeteira, abre as cortinas, apaga as luzes, liga o ar condicionado, muda a temperatura, escolhe a playlist que toca no seu assistente e que também te diz as horas, a previsão do tempo, seus recados e lê as notícias.

A tecnologia mudou a nossa forma de fazer tudo. Se era necessário? Não sabemos. Mas a verdade é que o design tem a capacidade de pensar diferente e assim criar novos hábitos, tendências e até mesmo produtos que nem imaginávamos precisar mas que aceitamos tranquilamente no nosso dia a dia.

Pensar sobre o futuro é uma prática antiquíssima, mas certamente não nasceu da busca pela inovação, do propósito de construir tantos dispositivos inteligentes como temos hoje. Nasceu da tentativa de antever os tempos vindouros para entender a melhor forma de viver o hoje. Para André Telles, “smart” vai muito além dos atributos de nossos aparelhos, fala sobre o futuro, um futuro executável no hoje e que, finalmente, já nos orienta sobre a melhor forma de viver o presente.

Em O Futuro é Smart, André Telles nos apresenta o mundo smart como consequência de uma longa jornada na qual o conhecimento e a convivência tornaram possível esta realidade que vivemos, apontando perspectivas com base nesse processo. De forma clara e objetiva, o livro não só revela este conhecimento, como também conceitua o tema, contextualiza os conceitos e os torna acessíveis a um público cada vez mais interessado em tecnologia e inovação.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 168
Ano: 2018

E-book
Formato: epub
Páginas: 163
Ano: 2018

Referência
TELLES, A. O Futuro é Smart: Como as novas tecnologias estão redesenhando os negócios e o mundo em que vivemos. Curitiba: PUCPRESS, 2018.

AUTOR

André Telles
É autor de cinco livros relacionados ao tema da inovação, tendo publicado o primeiro livro sobre mídias sociais no Brasil, ainda em 2005. Em 2008 publicou o livro Geração Digital, em 2010 publicou A Revolução das Mídias Sociais e em 2013 o livro sobre ecossistemas de inovação O Empreendedor Viável.  Certificado pela  Harvard University  e  University of San Diego  em Technology Entrepreneurship: Lab to Market,  atua como professor de Pós-Graduação em Universidades, além de já ter ministrado diversas palestras em todo o país.

Especialista no tema de governos inteligentes, foi co-fundador e ex-sócio do iCities, empresa que trouxe o congresso mundial de cidades inteligentes de Barcelona para o Brasil. Atuou como Assessor de Gestão Inteligente e Inovação na Governo do Estado do Paraná, onde foi coordenador dos aplicativos Paraná Serviços e Paraná Solidário,  ambos considerados cases inovadores em gestão pública. Atualmente Telles é assessor de inovação na Celepar – Companhia Paranaense de Tecnologia.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Introdução

Redesenhando um futuro smart

O futuro das coisas

O futuro da informação

O futuro da percepção

O futuro dos processos

O futuro do trabalho

O futuro da privacidade

O futuro do mercado

Conclusão

OUTRAS PUBLICAÇÕES