Ética, Teologia e Consciência Crítica em Diálogo

SINOPSE

O presente livro tem como objetivo apresentar de forma analítica e crítica duas propostas ético-educativas para a cultura de pluralidades atual: a de Tomás de Aquino e a de Paulo Freire. Ambos são distantes no tempo e no espaço, mas contribuem imensamente para o panorama contemporâneo enquanto formadores da consciência crítica e da subjetividade contemporânea. Neles, compreende-se uma urgente necessidade de ressignificar o sentido humano a partir da interioridade dinâmica que é a consciência.

Em linhas gerais, a reflexão pretende aproximar, integrar, desdobrar e aprofundar a tão necessária prática da interdisciplinaridade entre a teologia e a educação. A cultura atual, complexa, polissêmica, paradoxal e indescritível a partir de uma única perspectiva, desafia este teólogo a buscar pelo diálogo a possibilidade a ampliar uma interpretação da vida e do ser humano. Estabelecer uma interlocução entre esses dois pensadores de épocas distintas não deixa de ser uma tentativa de captar a mudança de paradigma no pensamento, em que se passa de uma monolítica para uma percepção pluralista, compreender que as metanarrativas, antes únicas formadoras e “pedagogas” da subjetividade religiosa, hoje são substituídas pela busca individual, parcial e até fragmentada de sentido.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Páginas: 112
Ano: 2023

E-book
Formato: epub
Páginas: 112
Ano: 2023 

Referência
ALMEIDA, André Luiz Boccato de. Ética, teologia e consciência crítica em diálogo: uma reflexão interdisciplinar entre Tomás de Aquino e Paulo Freire. Curitiba: PUCPRESS

AUTOR

André Luiz Boccato de Almeida

Pós-Doutor em Teologia; Professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Membro da Diretoria (Presidência) da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM); Líder do Grupo de Pesquisas PHAES (Pessoa Humana, Antropologia, Ética e Sexualidade), da PUC-SP; em suas pesquisas, tem priorizado os seguintes temas: problema da ética nas suas relações com as questões bioéticas emergentes; a psicanálise (subjetividade e objetividade da afetividade humana nas decisões morais); os fundamentos de uma ética em diálogo com outros saberes humanos e a formação da consciência moral dos novos sujeitos; a relação entre a ética das virtudes e os paradigmas éticos contemporâneos à luz de Tomás de Aquino; e a relação entre corpo e ética na contemporaneidade.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Prefácio

Duas propostas ético-educativas em uma cultura de pluralidades

O pensamento de Santo Tomás de Aquino e a subjetividade: perspectivas teológicas e educacionais

Paulo Freire e a consciência crítica: perspectivas antropológicas, éticas e educacionais

A formação da subjetividade e da consciência crítica em Santo Tomás de Aquino e Paulo Freire: paradigmas propositivos para o contexto contemporâneo

Referências

OUTRAS PUBLICAÇÕES