Cartas a Professores: e aos que Ajudam os Outros a Cultivar-se

IMPRESSO

EBOOK

Valor:

Não Disponível

SINOPSE

Professores. “Ser professor é algo muito importante. Sem favor, uma das principais profissões que existem. Talvez até a mais importante de todas, pois pelas mãos dos professores passam, sem exceção, as demais.” (Clemente Ivo Juliatto) 

As palavras de Clemente Ivo Juliatto deixam claro um conhecimento que deve ser unânime: o professor é a personificação da educação. Não há como existir nenhuma formação sem o papel de um ou mais professores. Ainda que seja apenas uma parte de um sistema focado no propósito de educar, é ele quem vive a educação em si na sala de aula, na preparação, na correção das provas e trabalhos e em toda a sua rotina. 

O autor reconhece a educação como um sistema e sabe que a sua sintonia é fator determinante para o sucesso, por isso, dedicou-se a uma obra composta por cinco livros nos quais compartilha seus aprendizados de uma vida na educação com estudantes, seus pais e protetores, colaboradores de escolas e gestores educacionais. Neste livro, talvez um dos mais relevantes da coleção, Clemente reúne uma série de orientações para o bom desempenho dos professores e de quem orienta os outros a cultivar-se.  

Por meio de 30 cartas, o autor traz importantes lições aprendidas durante a sua larga experiência como educador que alertam sobre saberes e atitudes que podem auxiliar na ampliação da visão dos docentes. Mais do que contar histórias e reunir conhecimento de outros importantes pesquisadores sobre o tema, Clemente deixa aqui a sua dedicação a um assunto capaz de transformar vidas. 

“A sociedade precisa ficar bem servida de cidadãos competentes e honestos. É neste afã que operam a educação e os professores. E, graças a eles, a sociedade tem de melhorar. Assim, o nosso mundo também ficará melhor.” (Clemente Ivo Juliatto) 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 11.5 x 18 cm
Páginas: 256
Ano: 2020 

Referência
JULIATO, C. I. Cartas a Professores: e aos que Ajudam os Outros a Cultivar-se. Curitiba: PUCPRESS, 2020. (Coleção Sabedoria em Cartas). 

AUTOR

Clemente Ivo Juliatto  

Formado em Matemática e Pedagogia. Cursou especializações em Pensamento Lógico e Linguagem Matemática e Planejamento Universitário; fez mestrados em Ensino Superior e Pesquisa Institucional e doutorado em Administração Universitária na Universidade de Columbia, em Nova York. Cursou pós-doutorado nas Universidades de Harvard, EUA, e de Londres, Inglaterra. Foi professor do ensino fundamental, médio e superior, diretor de escola, reitor de universidade e provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. É membro da Academia Paranaense de Letras. 
 

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Agradecimentos  

Prefácio  

Introdução  

Carta 1 – O que é mesmo educar?  

Carta 2 – A boa educação  

Carta 3 – O bom professor 

Carta 4 – Ainda o professor  

Carta 5 – Além de professor, seja educador  

Carta 6 – Fale sempre a verdade  

Carta 7 – Uma verdadeira educação  

Carta 8 – Ensine também valores  

Carta 9 – A escola  

Carta 10 – A boa escola  

Carta 11 – Meu mestre  

Carta 12 – Uma viagem inacabada  

Carta 13 – Praticar uma religião?  

Carta 14 – A busca da felicidade  

Carta 15 – Servir os alunos  

Carta 16 – Seus alunos são gênios  

Carta 17 – A missão do professor  

Carta 18 – Prepare suas aulas  

Carta 19 – Aproveite seu tempo  

Carta 20 – Cultive a espiritualidade  

Carta 21 – Prefira quem tem dificuldade  

Carta 22 – Avalie seu desempenho  

Carta 23 – O importante é aprender  

Carta 24 – Use as tecnologias disponíveis  

Carta 25 – Além de conhecimento, demonstre sabedoria  

Carta 26 – Cultive-se sempre 

Carta 27 – Ensine a estudar e a pensar  

Carta 28 – Trate sempre bem a todos  

Carta 29 – Pratique o que ensina  

Carta 30 – Seja justo e bondoso  

Qualidades do verdadeiro mestre  

Oração do professor-educador  

Obrigações do professor-educador  

Direitos do professor-educador  

Referências  

Sobre o autor  

OUTRAS PUBLICAÇÕES