Representações sociais: políticas educacionais, justiça social e trabalho docente

IMPRESSO

EBOOK

Valor:

Não Disponível

SINOPSE

Apoiada em uma perspectiva psicossocial, esta obra procura apresentar estudos realizados no âmbito do programa de pesquisa sobre trabalho docente desenvolvido pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) do Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da Fundação Carlos Chagas (FCC- Brasil). Uma imagem representativa desse programa de pesquisa, no qual um dos desafios inicias foi articular os mais de 30 grupos associados ao CIERS-ed, é a de uma flor cujo miolo pode simbolizar o objeto de investigação (trabalho docente) e cujas pétalas devem fazer referência a cada um dos grupos.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 281
Ano: 2012

Referência
SOUSA, C. P.; VILLAS BÔAS, L.; ENS, R. E. (Orgs.). Representações sociais: políticas educacionais, justiça social e trabalho docente. v. 7. Curitiba: PUCPRESS, 2012. (Coleção Formação do Professor).

AUTOR

Romilda Teodora Ens
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1971), graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1981) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Pós doutoramento pela Universidade do Porto (2018) Atualmente, é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas (FCC), participando do CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação). Lidera o grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais na PUCPR, que integra a Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC.Participa da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos em Política Educativa ? ReLePe e da rede de pesquisadores de grupo de pesquisa na PUC/SP-NEARS (Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais). Atua e desenvolve pesquisas em políticas educacionais, formação de professores, profissionalização docente e representações sociais. Atua e desenvolve pesquisas em políticas educacionais, formação de professores, profissionalização docente e representações sociais na PUCPR e como membro do CIERS-ed, da Fundação Carlos Chagas. Ministra as disciplinas: Políticas docentes e trabalho de professores; Educação e Representações Sociais. Bolsista Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária.

Lucia Pintor Santiso Villas Bôas
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1996), Licenciatura Plena em História pela Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e Pós-Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2010, EHESS, França). Atualmente, é Diretora-Vice-Presidente Operacional da Fundação Carlos Chagas, Coordenadora da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente (FCC), responsável científica da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici (FCC/Consulado Geral da França em São Paulo) e docente/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais, ambos da Universidade Cidade de São Paulo. Participa ainda como membro do Conselho Científico do Réseau Mondial Serge Moscovici (REMOSCO/EHESS, França), da Chair UNESCO Formation et pratiques professionnelles (Cnam, França) e da coleção “La professionnalisation, entre travail et formation” da Presses Universitaire de Rouen et du Havre (França). É membro do GT Representações Sociais da ANPEPP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, representação social, formação e profissionalização docente.

Clarilza Prado de Sousa
Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), doutorado em Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), pós-doutorado pela Ecole des hautes études en sciences sociales (1996) e pela Maison des Sciences de LHomme ( 2015) . Realizou curso de Curso de aperfeiçoamento em avaliação educacional pela Faculty of Education da Havard University. Foi Coordenadora da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2007 a outubro de 2014. Membro da Coordenação do Comitê Científico Scielo/Educ@. Foi propositora e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Profissionalidade Docente, que reúne cerca de 40 grupos de pesquisas em torno da problemática da formação do professor do período de 2006 a 2013. Exerce as funções de consultora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores. Ministra as disciplinas Avaliação Educacional, Representações Sociais e Educação. Coordenadora do GT de Representações Sociais da ANPEPP- Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUCSP , certificado pelo CNPq que congrega alunos de iniciação científica, mestrando, doutorandos, pós doutorandos e professores nacionais e internacionais convidados. Coordenação do Centro Internacional Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas; Direitos Humanos / UNESA/RJ. Participante da Red de Investigadores Latinoamérica en Movimiento, que congrega pesquisadores em representações sociais, psicologia social em contexto, de toda América Latina.

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SUMÁRIO

Introdução

Parte 1 – Políticas, mudanças e representação do trabalho docente

O compromisso docente com a justiça social e o conhecimento
Juan Carlos Tedesco

Políticas de formação de professores e representações sociais de estudantes de licenciaturas: aproximações e implicações para políticas de mudança
Romilda Teodora Ens, Maria Lourdes Gisi e Ana Maria Eyng

Formação e trabalho docente: representações de professores de curso normal médio
Alda Judith Alves-Mazzotti e Helenice Maia

Na sala de aula tem aluno; Tem aluno na sala de aula: representações sociais e docência por licenciandos em formação
Marileide Maria de Melo e Maria do Rosário Carvalho

Profissionalização docente: expectativas em direção à profissionalidade
Sonia de Almeida Pimenta e Adelaide Alves Dias

Parte 2 – Representações do trabalho na escola

Representações sociais sobre avaliação da aprendizagem dos alunos de pedagogia na modalidade a distância
Vania Maria de Oliveira Vieira e Marilene Ribeiro Resende

Fatores Psicossociais: componentes de desempenho dos estudantes de Pedagogia
Alda Luiza Carlini, Ariane Franco Lopes da Silva, Anamérica Prado Marcondes, Maria de Fátima Barbosa Abdalla, Sandra Ferreira Acosta e Sonia Aparecida Ignacio Silva

Representações de discentes de pedagogia sobre professor(a), dar aula e aluno(a): entrecruzando representações e disposição para inclusão escolar
Graça Aparecida Cicillini, Gercina Santana Novais e Silvana Malusá

Representações de futuros professores sobre a aprendizagem de seus alunos: uma perspectiva comparativa entre Argentina, Brasil e Portugal
Maria Suzana Stefano Menin, Célia Maria Guimarães, Suzana Seidmann, Sandra Thomé, Ana Paula Pedro, Luís Pardal e Jaci Maria Ferraz de Menezes

Sobre os autores

 

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