Você já parou para pensar o que seria das nossas grandes metrópoles sem um planejamento urbano adequado?

 

Você já parou para pensar o que seria das nossas grandes metrópoles sem um planejamento urbano adequado? Quando pensamos nessa questão, fica até mais fácil mensurar a importância da Arquitetura para nossa sociedade. Por isso, hoje comemoramos o Dia Mundial da Arquitetura, área tão importante e que cumpre uma função tão significativa para a nossa vida.

Desde os tempos antigos, a arquitetura é usada como meio de expressão e comunicação, refletindo as crenças, os valores e as prioridades de uma sociedade em determinado momento histórico. Ao criar edificações e espaços que atendam às necessidades e desejos das comunidades, o arquiteto contribui para a criação de ambientes agradáveis e saudáveis para se viver.

Porém, a área é mais do que criar edificações bonitas. Quando falamos em Arquitetura, falamos também sobre a organização dos espaços, tanto internos quanto externos; sobre urbanização; sobre o acesso à moradia de qualidade, ao transporte de qualidade; sobre a projeção de espaços públicos, como praças e parques; ou seja, questões que parecem tão pequenas, mas que causam um enorme impacto no dia a dia dos cidadãos.

Pensando nisso, a nossa indicação de hoje é uma obra sobre cidades ou, mais precisamente, sobre a forma física das cidades, o livro Morfologia Urbana: uma introdução ao estudo da forma física das cidades, do autor Vítor Oliveira. A obra se propõe a apresentar desde os principais elementos de forma urbana que estruturam as nossas cidades – ruas, quarteirões, parcelas e edifícios –, até os principais agentes e processos de transformação que moldam esses elementos.

O aumento da população das grandes metrópoles e a quantidade da superfície terrestre coberta por áreas urbanas expandiu enormemente. Ocupada agora por mais de metade da população mundial, não é tarefa fácil encapsular em um único livro um relato conciso das formas físicas dessas áreas urbanas e de seus métodos de estudo. Mas o autor consegue isso por meio de uma cuidadosa e abrangente pesquisa a respeito do assunto.

Nesta obra, você terá acesso a um estudo sobre a evolução das cidades ao longo do tempo e a uma explicação do funcionamento das cidades contemporâneas, a um enfoque sobre o modo como diferentes investigadores e diferentes escolas de pensamento têm analisado este as cidades, além da tentativa do autor de tentar identificar o que a Morfologia Urbana tem para oferecer às cidades, sociedades e economias contemporâneas.

Morfologia Urbana: uma introdução ao estudo da forma física das cidades, é um livro feito não só para arquitetos e outras pessoas que trabalham na área, mas também para amantes da arquitetura e por quem se interessa em entender mais como as nossas cidades são planejadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *