
SINOPSE
A história da humanidade se assemelha a um drama continuamente repetido, o dos conflitos entre seres humanos, entre etnias ou entre nações, renovando constantemente a questão das condições de possibilidade de convivência e a questão dos direitos e deveres de cada ser humano, em um contexto de convivência em comum. A Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão e as muitas convenções internacionais que a sustentam, continuam a falhar na tentativa de pacificar o mundo.
Na discussão que apresentamos neste livro, propomos uma reflexão sobre: • Como, em um contexto de exacerbação das diferenças, podemos dar de novo sentido e força a essa ideia de que a pertença a uma mesma condição humana nos obriga perante todos os Outros? • Como, de certa forma, encontrar um “nós, seres humanos”, que vá além das filiações particulares e que torne visível um semelhante por detrás de um diferente? • Como conseguir ir além da representação e da reivindicação de um “tenho o direito de”, para potencializar a prática de um “tenho o dever de”? • Como, em um mundo no qual a orientação dominante tende a valorizar as diferenças, pleitear agora e sempre pelo Único (da condição humana) contra os Únicos (da condição individual)? |
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
BONETI, Lindomar Wessler; BALSA, Casimiro (org.). Uma pedagogia para o viver em comum: Direitos e deveres dos seres humanos e das comunidades. Curitiba: PUCPRESS, 2025.
AUTOR
Antônio Dimas Cardoso
Casimiro Balsa Cecília Dionísio Cezar Bueno de Lima Cláudia de Jesus Maia Elenise Felzke Schonardie Fabiano Incerti Gilmar Antônio Bedin Guy Bajoit Ione Ribeiro Valle Jaci de Fátima Souza Candiotto Jana Magaly Tesserolli de Souza Lindomar Wessler Boneti Marc-Henry Soulet Maria José Menezes Lourega Belli Peri Mesquida Rudolf Eduard von Sinner Sandra Maria Mattar Diaz Vivianne Châtel |
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SUMÁRIO
Apresentação
Lindomar Wessler Boneti Casimiro Balsa Vivianne Châtel
Parte 1: Ontologia dos Direitos Humanos para um viver em comum
“Não existem direitos sem deveres”: por uma ética de convivência Vivianne Châtel
Confiança e convivência: pessoa e comunidade na perspectiva de uma teologia pública Rudolf Eduard von Sinner
A hospitalidade na antiguidade grega: entre mítico e o jurídico Fabiano Incerti
Parte 2: O viver em comum e as mediações pelas relações sociais
Para vivermos juntos, em paz e segurança! Guy Bajoit
A vida comum posta à prova das individualidades e das comunidades. Qual modelo social para o viver juntos hoje? Marc-Henry Soulet
O viver em comum e as fronteiras da socialização Lindomar Wessler Boneti
Redes de solidariedade como afirmação dos Direitos Humanos no Brasil Antônio Dimas Cardoso
Parte 3: A pedagogia do viver em comum: Políticas Educacionais e Direitos Humanos
O viver em comum no mesmo espaço planetário à luz da categoria de solidariedade de Richard Rorty e da categoria de comunhão de Paulo Freire Peri Mesquida
O direito de ter direitos e a política educacional brasileira Ione Ribeiro Valle
Educação ambiental e a agroecologia urbana: o fazer comum redefinindo espaços públicos e cenários políticos Maria José Menezes Lourega Belli Lindomar Wessler Boneti Jana Magaly Tesserolli de Souza
Parte 4: A pedagogia do viver em comum: políticas públicas e Direitos Humanos
O Estado democrático de direito no Brasil e a persistência das desigualdades: uma análise das suas consequências para a cidadania Gilmar Antônio Bedin Elenise Felzke Schonardie
Jovens estudantes e o direito humano ao trabalho como condição para o bem-viver em comum Cezar Bueno de Lima
Políticas públicas e Direitos Humanos: a contratualização de direitos e deveres nas políticas sociais públicas — uma análise à metodologia de contrato em medidas e programas de apoio social em Portugal Cecília Dionísio
Parte 5: A pedagogia do viver em comum: Direitos Humanos e mediações de gênero
Mulheres, Direitos Humanos e biopolíticas contemporâneas Cláudia de Jesus Maia
As marcas do patriarcado nas relações de gênero Jaci de Fátima Souza Candiotto Sandra Maria Mattar Diaz
Seção Final
Conclusão Casimiro Balsa
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