A Escrita dos Saberes Corporais no Ensino Fundamental: Teoria e Prática

SINOPSE

Ensino fundamental. O clássico enunciado matemático “João tinha 5 laranjas” só é tão conhecido por ter se apoiado em uma ideia básica, porém, dotada de empatia, de que todo mundo conhece um João, assim como conhece laranjas. É a esse tipo de reflexão que a obra de Alice Maria Corrêa Medina propõe ao educador do ensino fundamental. Ou seja, a possibilidade da relação entre os saberes corporais (cultural, emocional, social, ambiental) com os conteúdos da escola. 

Ciente de que todo o conhecimento é relacional, ou seja, que as informações apresentadas pelo professor devem produzir sentido para os alunos, a autora discorre sobre o desafio diário do educador a fim de tornar o estudante um agente ativo do seu processo de aprendizagem: a promoção de diálogo entre a teoria, os contextos e a vida prática, para que o conteúdo tenha significado no cotidiano do estudante, independente da sua realidade.  

“Os conteúdos disciplinares podem se tornar mais significativos quando são capazes de dialogar com os dispositivos relacionados ao dia a dia das crianças, ao convidar e inserir elementos do cotidiano. Por exemplo, a matemática se torna significativa quando relacionada à quantidade de resíduos produzidos pela família” (Alice Maria Corrêa Medina) 

Ao longo da obra, Alice Maria Corrêa Medina apresenta resultados da sua dedicação na aplicação prática de estratégias que, baseadas na relação entre os saberes, edificam a construção do conhecimento pelas crianças de maneira mais significativa. Partindo de uma reflexão inovadora, sobretudo pela capacidade de ligar várias áreas do saber e linguagens, percorrendo teorias e autores que são muito importantes para pensar a escola e a educação, o livro se destaca, principalmente, pela capacidade de vislumbrar estas reflexões em meio a práticas educativas concretas.  

A escrita dos saberes corporais no ensino fundamental: teoria e prática é a contribuição da autora não apenas com educadores e profissionais das áreas de educação, pedagogia, psicopedagogia e etc., mas com toda a educação em si, por meio de um processo de aprendizagem baseado no diálogo entre o conteúdo da escola e os saberes corporais do estudante. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 128
Ano: 2017 

E-book
Formato: epub
Páginas: 128
Ano: 2021 

Referência

MEDINA, A. M. C. A Escrita dos saberes corporais no ensino fundamental. Curitiba: PUCPRESS, 2021. 128p. 

AUTOR

Alice Maria Corrêa Medina

Possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona (2019 – bolsa FAP/DF); Pós-doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Brasília; Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília; Mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília; Especialização em Dança Educação, pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro e, Graduação em Educação Física em Licenciatura Plena pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É professora adjunta da Universidade de Brasília, atuando como docente e pesquisadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo (EAEC), tendo como áreas de estudo a Ecologia Humana e a Educação Ambiental e, como docente na Faculdade de Educação Física (FEF) da UnB. É integrante, no PPGE, do Grupo de Pesquisa – Educação, Ecologia Humana e Transdisciplinaridade na Linha de Pesquisa – Corpo, Cultura e Produção de Sentidos. Integra também o Grupo de Estudos em Atividade Física e Saúde (GEAFS/FEF). Desenvolve estudos e pesquisas sobre o corpo e a produção de sentidos relacionados a Educação, Educação Ambiental, Ecologia Humana, Sociedade, Cultura e Saúde.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Prefácio  

Apresentação  

Introdução  

A transdisciplinaridade  

Dinâmicas e subjetividades  

O corpo na/da escola  

Tecendo saberes  

A teia escolar  

A trama do conhecimento  

Considerações sobre novos tecidos  

Diálogos: saberes e currículo  

Considerações finais  

Referências  

Sobre a autora 

OUTRAS PUBLICAÇÕES