Sabedoria Prática

IMPRESSO

Valor:

Esgotado – R$ 43,00

EBOOK

SINOPSE

O que é sabedoria? Se é possível desenvolvê-la, então, como exercitar essa atividade, torná-la prática? Com uma linguagem acessível a qualquer pessoa que queira pensar, este livro alinha grandes temas da vida humana, como o amor, a amizade e a morte, aos contemporâneos – a diversidade, o consumismo e a relação com a natureza.

Como viver filosoficamente? E por que precisamos viver filosoficamente? Longe da aridez que muitas vezes caracteriza o saber filosófico, o leitor encontrará aqui o saber existencial. Essa é a urgência de nossa vocação filosófica, para que elaboremos novas compreensões de mundo.

Classificado pelo autor como um livro de “desajuda”, instiga o leitor a praticar a arte da pergunta, do questionamento. Representa um convite à leitura de textos filosóficos e, ao mesmo tempo, uma advertência sobre como não se deve lê-los.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 189
Ano: 2012

E-book
Formato: epub
Páginas: 200
Ano: 2017

Referência
OLIVEIRA, J. Sabedoria prática. v. 1. Curitiba: PUCPRESS, 2017. (Coleção sabedoria prática).

AUTOR

Jelson Oliveira  
É doutor em filosofia pela UFSCar e professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR. É membro do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq, atual coordenador do GT Hans Jonas e membro do GT de Filosofia da tecnologia e da técnica da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Autor de vários artigos e livros, entre os quais Para uma ética da amizade em Friedrich Nietzsche (7Letras), Compreender Hans Jonas (Vozes) e a trilogia Sabedoria Prática (PUCPress). É coautor de Diálogo sobre o tempo e Diálogo sobre a alegria (Coleção Café com Ideias, da PUCPRess). Sua pesquisa enfatiza temas de Ética e Filosofia Contemporânea, Filosofia da Técnica e Ética Ambiental, atuando principalmente com autores como Nietzsche, Schopenhauer e Hans Jonas. O presente livro é um dos resultados do projeto de pesquisa de pós-doutoramento na Universidade de Exeter, no Reino Unido, que contou com bolsa da CAPES (processo BEX 6115/15-2), à qual são expedidos os devidos agradecimentos. 

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Prefácio – Filosofia que te quero Sabedoria Prática

Introdução – Filosofia: a arte das ressurreições

1. Viver filosoficamente

2. Cultiva amor, conservar amigos

3. Valorizar as diferenças

4. Comprar menos

5. Viver conforme a natureza

6. Aprender a morrer

Coda

Referências

OUTRAS PUBLICAÇÕES