Modelos de atenção nas urgências Conexão entre Brasil e Portugal

SINOPSE

O livro Modelos de atenção nas urgências: conexão entre Brasil e Portugal é resultado de um convênio internacional mediado pelo Escritório Internacional da PUCPR entre os cursos de Graduação em Enfermagem da PUCPR e da Escola Superior de Saúde Egaz Moniz em Portugal, com a oferta de uma disciplina binacional aos alunos da Escola de Medicina e Ciências da Vida no modelo COIL (Collaborative Online International Learning), com interações ao vivo e periodicidade semanal, sobre as políticas públicas de urgência e emergência dos dois países, suas similaridades e diferenças. Este COIL teve a participação de professores que atuam nas maiores instituições de saúde de Lisboa. A escolha da temática, perante a situação de saúde das populações referentes às complicações resultantes da pandemia de covid-19, incidiu no âmbito da enfermagem de urgência e emergência, permitindo a troca de experiências e conhecimentos entre Portugal e Brasil. Trata-se, portanto, de uma obra coletiva em que os diversos autores que participaram deram o seu contributo na análise de cada temática. Foram ouvidas vozes de peritos, formadores e formandos em Enfermagem, que nos brindaram com os seus saberes, partilhando o estado de arte em ambos os países, e os desafios que se colocam à enfermagem de urgência/emergência.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

REFERÊNCIA

CASTRO, Cidália et al (org.). Modelos de atenção nas urgências: conexão entre Brasil e Portugal. Curitiba: PUCPRESS, 2025. 200 p.

AUTOR

Ana Beatriz Costa Silva – É graduada em Enfermagem pela PUCPR. Mestre em Educação pela PUCPR.  Doutoranda em Direitos Humanos e Políticas Públicas na PUCPR. Enfermeira especialista em Assistência de Enfermagem. Atualmente atua como docente do Curso de Enfermagem da PUCPR e foi coordenadora do Curso de Enfermagem na PUCPR – 2010 a 2023.

Célia Rodrigues de Oliveira Tavares Vaz – Mestre em Comunicação em Saúde, especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica. Pós-graduada em Gestão dos Serviços de Saúde. Atua docente do Curso de Licenciatura e de Mestrado em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem Egas Moniz e como enfermeira especialista na Unidade Local de Saúde Arco Ribeirinho, Portugal.

Cidália Castro – Mestre e especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica, pelo Instituto Politécnico de Setúbal. Mestre em Comunicação em Saúde, pela Universidade Aberta. Doutora em Enfermagem, na área de especialidade de Enfermagem Avançada pela Universidade Católica Portuguesa. Atua como professora coordenadora na Escola Superior de Enfermagem Egas Moniz e como Coordenadora do Curso de Licenciatura em Enfermagem e do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica.

Cynthia França Wolanski Bordin – Graduada em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Tecnologia Química pela Universidade Federal do Paraná. Doutora em Ciências da Saúde pela PUCPR. Atualmente é professor adjunto nível III dos cursos de da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, da área de Farmacologia dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Medicina. Atuou como membro do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da PUCPR, e como tutora da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso Santa Casa de Curitiba. Possui experiência na área de Farmácia, com ênfase em uso racional de medicamentos. Atua como agente de internacionalização da Escola de Medicina e Ciências da Vida.

Catarina Bernardes –

Diana Filipa Alves Vareta – Mestre e especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica. Doutoranda em Enfermagem na UL/ESEL. Atualmente atua como Docente do Curso de Licenciatura e de Mestrado em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem Egas Moniz e Professora Especialista na área científica de Enfermagem.

Júlio Belo Fernandes – Licenciado em Enfermagem pelo Instituto Politécnico de Setúbal. Mestre em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Doutor em Ciências da Enfermagem pela Universidade do Porto. Atualmente atua como professor coordenador na Escola Superior de Saúde Egas Moniz e como coordenador do curso de Mestrado em Enfermagem de Reabilitação da Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

 

COMPARTILHE

SUMÁRIO

Prefácio

Apresentação

Capítulo 1 – Brasil

Marco referencial brasileiro: História da emergência no Brasil, Política Nacional de Emergência

Assistência integral e humanizada de Enfermagem na promoção, prevenção e recuperação do ser humano em situações de urgência e emergência

Organização, estrutura e funcionamento das unidades de urgência e emergência

Triagem e acolhimento com classificação de risco

Exemplos de protocolos de urgência utilizados no Brasil

Capítulo 2 – Portugal

História da Emergência em Portugal: Organização, estrutura e funcionamento das unidades de atendimento

Acolhimento e classificação de risco em Portugal: Triagem de Manchester

Protocolos de atendimento de urgência e emergência: Via Verde AVC, Coronária, Sépsis e Trauma

Cuidado Centrado na Pessoa em Situação Crítica

Problemas éticos em enfermagem nas unidades de atendimento de urgência e

Sobre as autoras e os autores

OUTRAS PUBLICAÇÕES