Information Strategic Cycles: Putting IT where IT belongs

IMPRESSO

Valor:

Não Disponível

EBOOK

Valor:

Gratuito

SINOPSE

A tecnologia ganha destaque no mercado à medida que deixa claro o seu potencial de facilitar a vida da humanidade, seja em uma simples tarefa em casa até nas atividades mais cruciais do negócio. Sob o ponto de vista das empresas, bons investimentos em tecnologia são aqueles que propiciam uma análise de informação mais flexível, simples e eficaz. É daí que surge a conhecida expressão Tecnologia da Informação (TI). 

Com o advento da tecnologia nas últimas décadas, a oferta de soluções tem crescido exponencialmente e, junto com ela, chega o desafio: como selecionar a solução mais estratégica para as necessidades da sua empresa? É a resposta para essa pergunta que Luiz Carlos Duclós e Valdinei Leandro de Santana propõem com este livro.  

Para os autores, é fundamental entender a tecnologia como parte de um ciclo estratégico da informação, diretamente relacionado à estratégia do negócio, reconhecendo suas fragilidades e oportunidades, encontrando e analisando as soluções de TI disponíveis e só então implementando aquilo que for mais condizente com a realidade da empresa e de seus processos. 

Information Strategic Cycle: Putting IT where IT belongs é muito mais do que um livro voltado à tecnologia, é sim um guia de gestão de negócios que orienta sobre processos, ciclos estratégicos e sobre como e quando a tecnologia pode ser a melhor solução para o potencial competitivo da organização: “este método explica que o que gera vantagem competitiva não é o quanto se gasta em TI, mas como direcionar adequadamente os investimentos a fim de promover mudanças estratégicas que auxiliem a sobrevivência e prosperidade definitiva da empresa.” 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

E-book
Formato: pdf
Páginas: 180
Ano: 2012 

Referência
DUCLÓS, L. C.; SANTANA, V. L. Information Strategic Cycles: Putting IT where IT belongs. Curitiba: PUCPRESS, 2012. 

AUTOR

Luiz Carlos Duclós
Ph.D. em Computer Applications in Industrial and Systems Engineering pela University of Southern California (1983). M.Sc. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1971). Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970). Professor do Departamento de Ciências Estatísticas e da Computação da UFSC de 1972 até 1982. Professor da FURB Fundação Universidade Regional de Blumenau de 1975 até 1976. Junior Lecturer do Department of Industrial and Systems Engineering da USC – University of Southern California de 1977 até 1979. Professor da Escola de Negócios da PUCPR de 2001 até 2017. Desenvolveu em 1975, o conceito do SIG para pequena empresa antecipando em 15 anos a viabilidade de informatização com o advento dos microcomputadores. Em 1983, criou o modelo TSL – Total Software Life-Cycle com o Controle de Qualidade e Custo do Software Produto focando o seu ciclo de vida completo. Este trabalho foi citado em 2002 no livro Software Pioneers, escrito por autoridades mundiais em Software Engineering. Como CEO da NTS, introduziu no Brasil em 1983 o conceito de qualidade do software produto. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: EA – Enterprise Architecture, IoMA – Internet of Managemnt Artifacts, Gestão da Estratégia Organizacional, Mapeamento de Processos e Indicadores de Desempenho. 

Valdinei Leandro de Santana
Valdinei Santana destaca-se como pesquisador, professor e consultor em novos modelos de negócio. Já prestou consultoria em tecnologias digitais para melhorar a gestão do BOTICÁRIO, BRADESCO, FORD, RANDON, RENAULT, VIVO, WEG e TIGRE. É certificado pelo MIT em estratégia e inovação. É um dos parceiros do DISTRITO SPARK CWB na conexão entre grandes empresas e startups. Realiza trabalhos voluntários com mentoria em startups. É mestre em administração estratégica pela PUCPR. 

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Introduction 

1 Critical thinking 

    1.1 Problem Solving Techniques 

    1.2 Information Strategic Cycle 

2 Strategic fundaments 

    2.1 Strategy maturity 

    2.2 Business perspective VS information techlonogy perspective 

    2.3 Fundaments to strategic planning 

    2.4 Information as na strategic asset 

3 Strategy formulation 

    3.1 Competitive intelligence 

    3.2 Strategic thinking 

4 Strategy traduction 

    4.1 Balanced scorecard 

    4.2 Value chain 

    4.3 Critical process 

5 As-Is current process 

    5.1 Graphic modelling 

    5.2 Root cause analysis 

6 Organizational change 

    6.1 Strategy initiative 

    6.2 Change types 

    6.3 Change resistance 

    6.4 Mit framework 

    6.5 Business process transformation 

7 Organizational change 

    7.1 Added value analysis 

    7.2 Information technology 

    7.3 Information systems 

8 Management analysis 

    8.1 Performance indicator 

    8.2 Bi – Business intelligence 

9 Business case 

    9.1 Economic viability analysis 

    9.2 Investment decision 

10 Learning organizations 

    10.1 Core competences 

    10.2 Five disciplines in learning 

    10.3 Organizational learning cycle 

Final considerations 

References 

Appendix – Business case 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS