Ética no uso de animais em atividades científicas e acadêmicas (Coleção Ética em pesquisa Livro 3)

SINOPSE

Ética no uso de animais. Se a causa do estudo é nobre, o tratamento ao seu objeto também precisa ser. Por mais claros que sejam os objetivos da experimentação animal em pesquisas científicas e acadêmicas, essa pauta tem se tornado cada dia mais frequente e polêmica em função de abusos já cometidos por alguns laboratórios. 

Vindo de encontro a uma população mais consciente sobre o seu papel para a manutenção de um ecossistema coeso e saudável, a preocupação com a conduta em relação ao uso de animais em pesquisa alcança pontos extremos em que parte da população entende como inadmissível essa prática. 

Em Ética no uso de animais em atividades científicas e acadêmicas, Marta Fischer contextualiza a relação homem/animal sob os aspectos social, ético, científico e legal, buscando promover, por meio da reflexão sobre a importância da ética na relação com os animais, a orientação para o planejamento, execução e análise de pesquisas científicas e conduta com relação ao uso de animais em aulas práticas. 

Para Marta Fischer, entender os novos paradigmas que balizam a relação entre humanidade e natureza confere mais do que a inserção em um sistema de pesquisa, caracterizando o papel de cidadão que deve ser inerente a cada pesquisador “Os animais detêm, tal como os seres humanos, um valor intrínseco que seu status de ser vivo lhes confere. Interromper a vida de qualquer ser vivo sem um motivo altamente justificado e legítimo, bem como infringir dor e sofrimento estando consciente de seus atos, é uma conduta imoral que vai na contramão do que a sociedade, a academia e a lei esperam dos cidadãos.” (Marta Luciane Fischer) 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 13 x 20 cm
Páginas: 85
Ano: 2018 

E-book
Formato: epub
Páginas: 113
Ano: 2018 

Referência

FISCHER, M. Ética no uso de animais: em atividade científicas e acadêmicas. v. 3. Curitiba: PUCPRESS, 2018. (Coleção Ética em Pesquisa). 

AUTOR

Marta Luciane Fischer 

Possui mestrado (1996) e doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR – 2002) e pós-doutorado (2011) em Ecologia Química, pela mesma instituição. É bacharel e licenciada em Ciências Biológicas, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR –1993), graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas, pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP – 1999). Sócia-fundadora do Instituto de Pesquisa de Guaraqueçaba (IPG), atualmente é professora titular da PUCPR, editora-chefe da revista Estudos de Biologia: ambiente e diversidade, coordenadora do Comitê de Ética no Uso de Animais da PUCPR e professora do Programa de Pós-Graduação em Bioética da mesma universidade. Lidera o grupo de Pesquisa CNPq-PUCPR Bioética Ambiental, desenvolvendo pesquisas na área de Zoologia — com ênfase em animais de interesse médico —, Etologia — com ênfase em bem-estar animal —, Ética no Uso de Animais e Bioética ambiental. 

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SUMÁRIO

Introdução: a Ética no uso de animais

1.1 Contextualização evolutiva, histórica, social e cultural da relação homem-animal

1.2 Contextualização do uso de animais

1.2.1 Uso dos animais nos meios científico e acadêmico

Por que é necessário ser ético com os animais?

2.1 Correntes Éticas

2.2 Senciência animal

2.3 Bem-estar animal

Legislação

3.1 Normatizações internacionais

3.1.1 Princípio dos 3 Rs (Três Erres)

3.1.2 Métodos alternativos

3.1.3 Enriquecimento ambiental

3.2 Normatizações nacionais

3.2.1 Lei Federal n. 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais)

3.2.2 Lei n. 11.974/2008 (Lei Arouca)

3.2.3 Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL)

3.2.4 Conselho Nacional de Controle de Experimentação animal (CONCEA)

3.2.5 Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais (CIUCA)

3.2.6 Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)

3.3 Estudo de caso

Pesquisando os animais

4.1 Planejamento da pesquisa

4.2 Execução da pesquisa

4.3 Análise dos dados e divulgação da pesquisa

Estudando os animais

5.1 Questões Éticas envolvidas no uso de animais em aulas práticas

5.2 Condutas esperadas de docentes, discentes e colaboradores no uso de animais para atividades acadêmicas

5.2.1 Objeção de consciência

5.3 Estudo de caso

5. Considerações finais

Bibliografia consultada

Sobre a autora

 

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