Entrepreneurs: Pessoas Essenciais que Fazem Acontecer

SINOPSE

Grandes nomes como Steve Jobs, Bill Gates, Einstein e Zuckerberg marcam o mundo dos negócios pela forma como se comprometeram com uma causa ao ponto de criar uma nova realidade. Hoje, são reconhecidos por empreendimentos sem os quais não nos imaginamos e que nos levam à pergunta: é possível ensinar alguém a ser o próximo Mark, Bill, Steve ou Albert?

Entender o foco e a importância da educação empreendedora para promover o desenvolvimento econômico e a prosperidade individual e social foram os temas que motivaram Alexandre de Sá Oliveira a desenvolver uma obra capaz de inspirar uma verdadeira revolução na educação para o comportamento empreendedor.

Partindo da compreensão do termo e, principalmente, do papel do Entrepreneur, forma original do adjetivo Empreendedor, em francês, Alexandre questiona-se sobre o quanto é possível ensinar alguém a empreender, a realizar seus propósitos, ao mesmo tempo em que se realiza, demandando afinidade com aquilo que se persegue, além do talento e da resiliência para efetivá-lo.

Dirigido a todos que se interessam e se empenham no encaminhamento de jovens em suas carreiras, que acreditam na importância do alinhamento pessoal à ocupação profissional como meio de autorrealização e para a produção de bens e serviços com excelência, este livro reúne temas como motivação, teoria institucional e tipologias de empreendedorismo em uma abordagem multidisciplinar que busca, acima de tudo, responder à pergunta que inspirou a sua criação.

“O indivíduo empreendedor “é aquele que faz as coisas acontecerem”. […] ao admitir-se que indivíduos que demonstram tal comportamento sejam aqueles dos quais a sociedade espera as realizações mais importantes, encontrar uma forma de despertá-lo no maior número possível de indivíduos em determinado grupo torna-se fundamental.” (Alexandre de Sá Oliveira)

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 13,5 x 21 cm
Páginas: 303
Ano: 2018

E-book
Formato: epub
Páginas: 321
Ano: 2021

Referência
OLIVEIRA, A. S. Entrepreneurs: pessoas que fazem acontecer / Alexandre de Sá Oliveira; colaborador, Raulino Pedro Gonçalves. – Curitiba: PUCPRess, 2018

 

AUTOR

Alexandre de Sá Oliveira
Mestre em Administração de Empresas pela ESAG – Centro de Ciências Socioeconômicas e Administrativas da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, possui especializações em Formación de Formadores en Responsabilidad social Empresarial pela Universidade de Buenos Aires; em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Gestão da Qualidade e Produtividade pela UNA – MG. Foi executivo da Viação Aérea Riograndense, VARIG, no período compreendido entre 1989-1996, além de seu representante comercial para o Vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina, entre 1996-2006. Foi criador e proprietário do restaurante temático Inconfidência Mineira (Balneário Camboriú, SC, 1998-2002) e atualmente é professor e pesquisador líder do grupo de pesquisa de acesso da Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, linha de pesquisa: Gestão e Empreendedorismo Sustentável. Venceu por dois anos consecutivos o Concurso de Artigos Científicos para Professores do Desafio Sebrae, nas edições de 2015 e 2016, com os temas “Educação Empreendedora, Empresarial e para o Empreendedorismo: estamos falando da mesma coisa?” e “A Educação para o Empreendedorismo como indutora da inovação e do desenvolvimento econômico e social nos Países do MERCOSUL”.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

SUMÁRIO

Agradecimentos

Apresentação

Introdução
1. Educação Empreendedora, Empresarial e para o Empreendedorismo: О tudo a mesma coisa?
2. Empreendedorismo: sua gênese é um comportamento
3. A motivação e o comportamento empreendedor
4. As instituições e o comportamento empreendedor
5. Taxonomia do Empreendedorismo

Segunda parte: Tipologias de empreendedores e do empreendedorismo
6. O Intraempreendedor (Intra-corporate Entrepreneur ou Intrapreneur)
7. O Empreendedor Público (Public Entrepreneur)
8. O Empreendedor Empresarial (Business Entrepreneur) 9.
9. O Empreendedor Social (Social Entrepreneur)

Considerações Finais

Referências Bibliográficas

OUTRAS PUBLICAÇÕES