
SINOPSE
A história da humanidade se assemelha a um drama continuamente repetido, o dos conflitos entre seres humanos, entre etnias ou entre nações, renovando constantemente a questão das condições de possibilidade de convivência e a questão dos direitos e deveres de cada ser humano, em um contexto de convivência em comum. A Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão e as muitas convenções internacionais que a sustentam, continuam a falhar na tentativa de pacificar o mundo.
Na discussão que apresentamos neste livro, propomos uma reflexão sobre:
• Como, em um mundo no qual a orientação dominante tende a valorizar as diferenças, pleitear agora e sempre pelo Único (da condição humana) contra os Únicos (da condição individual)?
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
BONETI, Lindomar Wessler; BALSA, Casimiro (org.). Uma pedagogia para o viver em comum: Direitos e deveres dos seres humanos e das comunidades. Curitiba: PUCPRESS, 2025.
AUTOR
Antônio Dimas Cardoso
Casimiro Balsa
Cecília Dionísio
Cezar Bueno de Lima
Cláudia de Jesus Maia
Elenise Felzke Schonardie
Fabiano Incerti
Gilmar Antônio Bedin
Guy Bajoit
Ione Ribeiro Valle
Jaci de Fátima Souza Candiotto
Jana Magaly Tesserolli de Souza
Lindomar Wessler Boneti
Marc-Henry Soulet
Maria José Menezes Lourega Belli
Peri Mesquida
Rudolf Eduard von Sinner
Sandra Maria Mattar Diaz
Vivianne Châtel
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SUMÁRIO
Apresentação
Lindomar Wessler Boneti
Casimiro Balsa
Vivianne Châtel
Parte 1: Ontologia dos Direitos Humanos para um viver em comum
“Não existem direitos sem deveres”: por uma ética de convivência
Vivianne Châtel
Confiança e convivência: pessoa e comunidade na perspectiva de uma teologia pública
Rudolf Eduard von Sinner
A hospitalidade na antiguidade grega: entre mítico e o jurídico
Fabiano Incerti
Parte 2: O viver em comum e as mediações pelas relações sociais
Para vivermos juntos, em paz e segurança!
Guy Bajoit
A vida comum posta à prova das individualidades e das comunidades. Qual modelo social para o viver juntos hoje?
Marc-Henry Soulet
O viver em comum e as fronteiras da socialização
Lindomar Wessler Boneti
Redes de solidariedade como afirmação dos Direitos Humanos no Brasil
Antônio Dimas Cardoso
Parte 3: A pedagogia do viver em comum: Políticas Educacionais e Direitos Humanos
O viver em comum no mesmo espaço planetário à luz da categoria de solidariedade de Richard Rorty e da categoria de comunhão de Paulo Freire
Peri Mesquida
O direito de ter direitos e a política educacional brasileira
Ione Ribeiro Valle
Educação ambiental e a agroecologia urbana: o fazer comum redefinindo espaços públicos e cenários políticos
Maria José Menezes Lourega Belli
Lindomar Wessler Boneti
Jana Magaly Tesserolli de Souza
Parte 4: A pedagogia do viver em comum: políticas públicas e Direitos Humanos
O Estado democrático de direito no Brasil e a persistência das desigualdades: uma análise das suas consequências para a cidadania
Gilmar Antônio Bedin
Elenise Felzke Schonardie
Jovens estudantes e o direito humano ao trabalho como condição para o bem-viver em comum
Cezar Bueno de Lima
Políticas públicas e Direitos Humanos: a contratualização de direitos e deveres nas políticas sociais públicas — uma análise à metodologia de contrato em medidas e programas de apoio social em Portugal
Cecília Dionísio
Parte 5: A pedagogia do viver em comum: Direitos Humanos e mediações de gênero
Mulheres, Direitos Humanos e biopolíticas contemporâneas
Cláudia de Jesus Maia
As marcas do patriarcado nas relações de gênero
Jaci de Fátima Souza Candiotto
Sandra Maria Mattar Diaz
Seção Final
Conclusão
Casimiro Balsa
Sobre as autoras e os autores
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